O piloto Kalle Rovanpera é um dos principais nomes do WRC atualmente. Assim, ele defendeu com sucesso o seu título na categoria ao terminar em segundo no Rally da Europa Central no último fim de semana. Inclusive, curiosamente, o finlandês se tornou apenas o sexto na história a conquistar o Campeonato Mundial de Rally de modo consecutivo.
Agora, o jovem de 23 anos ostenta o recorde de uma taxa de sucesso de título de 50%. Dessa forma, ele conquistou dois títulos em seus quatro anos disputando a principal categoria de rali. No entanto, durante o fim de semana surgiram especulações de que Rovanpera seria escalado para uma campanha de meio período na próxima temporada.
Inclusive, a revista alemã Motorsport Aktuell sugeriu que um programa menor permitiria que o piloto completasse totalmente o serviço militar finlandês. Para quem não sabe, na Finlândia, todos os homens com mais de 18 anos precisam cumprir 165, 255 ou 347 dias de serviço militar. Além disso, essa obrigação precisa chegar ao fim antes dos 28 anos.
Por outro lado, após a conquista do título no WRC, Rovanpera afirmou que continua ansioso por mais campeonatos da categoria. Desse modo, ele pretende retornar no próximo ano para lutar pelo título de 2024. Além disso, ele também afirmou que ainda existem áreas que podem ser melhoradas.
“Quando você sabe que pode fazer isso, não tem outro objetivo em mente a não ser começar de novo. Acho que até vencermos todos os ralis da temporada temos algo a aprender e é pouco provável que isso aconteça, por isso penso que temos muito que aprender. Acho que aprendemos muito rápido. Não tenho pensado nisso, mas estamos no WRC há quatro anos na classe principal e temos dois campeonatos, por isso penso que é uma declaração muito boa”, afirmou o piloto.
Toyota ainda não anunciou seus pilotos para o WRC em 2024
Apesar de Kalle Rovanpera deixar claro o seu desejo, a Toyota ainda não anunciou a sua escalação de pilotos para 2024. Contudo, Jari-Matti Latvala, o chefe da equipe já declarou que planeja continuar com os nomes da atual temporada (Rovanpera, Elfyn Evans, Takamoto Katsuta e Sebastien Ogier).
Inclusive, Latvala deixou claro para o motorsport.com que pretende contar com o finlandês para uma temporada completa no próximo ano.
“Sim, estamos trabalhando para continuar com Kalle e tudo parece muito bom com Kalle para a próxima temporada, mas na hora do Rally do Japão tudo estará bem mais claro. Acho que ele precisa pensar em se estabelecer e quebrar recordes. Acho que isso é algo que te dá fome”, comentou o chefe da Toyota.