Ott Tanak já pensa na próxima temporada do Campeonato Mundial de Rali (WRC) do ano que vem. Afinal, o contrato que o piloto estoniano assinou com a M-Sport Ford no começo de 2023 é válido por apenas uma temporada. Dessa forma, o campeão mundial de 2019 já busca um novo time visando 2024.
No ano passado, Ott Tanak deixou a Hyundai com um ano antes do término do vínculo. Desse modo, o estoniano reingressou à Ford, primeira marca que lhe proporcionou uma temporada integral no WRC em 2012.
A M-Sport pretende prosseguir com Tanak, mas admite dificuldades para a manutenção do estoniano. A imprensa francesa chegou a divulgar que a equipe estaria ausente do próximo WRC em 2024, o que foi negado pelo dono da M-Sport, Malcolm Wilson.
O piloto de 35 anos atualmente é o quarto colocado do Mundial, com 119 pontos. Tanak está atrás do finlandês Kalle Rovanperä, atual campeão mundial e líder da temporada 2023 somando 200. Em segundo, está o britânico Elfyn Evans, com 167. Em terceiro, aparece o belga Thierry Neuville com 134 pontos.
Tanak venceu a etapa da Suécia e conquistou a segunda colocação na Croácia. Mas estas foram as únicas ocasiões em que o estoniano frequentou o pódio.
Além de Tanak, pilotos da Toyota também têm indefinições no WRC
Durante o Rally da Acrópole em setembro, na Grécia, Tanak revelou ter tido breves conversas com todas as equipes sobre seu futuro, mas ainda não crê num desfecho imediato. “A ideia é continuar. É difícil dizer como isso vai funcionar“, disse, na Grécia.
A Toyota também ainda não renovou com Rovanperä, Evans e Sebastien Ogier. Somente Neuville segue com acordo em vigor com a Hyundai.
Restam três etapas para o encerramento da temporada do WRC. A rodada no Chile será realizada entre 28 de setembro e 1º de outubro. O Mundial de Rali será finalizado em 2023 com os eventos na Europa Central e no Japão.