O Ford Puma Hybrid / M-Sport Ford de Ott Tanak e Martin Jarveoja liderou as seis primeiras etapa do Rally do Chile, em Bio Bio, pela 11ª etapa do WRC, o Campeonato Mundial de Rally.
Campeões mundiais de 2019, o piloto e o navegador da Estônia aproveitaram a posição favorável que tiveram no início das largadas da última sexta (29), em Concepción. Tanak e Jarveoja venceram três etapas e terminaram a sexta com mais de 4 segundos à frente de Teemu Suninen e Mikko Markkula, que pilotam o Hyundai i20 N Hybrid / HWRT.
O principal desafio na primeira passagem pelas etapas de Rere e Rio Claro foi o cascalho solto da pista, mesmo que o piso tenha sido considerado firme pelos pilotos. Houve limitação nas condições de aderência dos carros.
Houve, inclusiva, um capotamento na última curva da primeira especial. Esapekka Lappi, no Hyundai i20 N Hybrid / HWRT, deu adeus à prova após o acidente. Pierre-Louis Loubet e Nicholas Gilsoul, no Ford Puma Hybrid / M-Sport Ford, foram outros a saírem da competição após saírem para um barranco.
Rovanpera podia ser campeão do WRC, mas ficou atrás de Tanak
Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen, no comando do Toyota Yaris Hybrid / Gazoo Racing, lideram a temporada e tinham chance matemática de ficaram com o título neste final de semana.
Eles passaram por sustos e não conseguiram se criar no Chile. Ficaram na quinta posição, a 38 segundos de Tanak e Jarveoja.
O melhor Yaris da etapa foi de Elfyn Evans e Scott Martin, que terminaram em terceiro, 12 segundos atrás dos líderes. Gregoire Munster e Louis Louka, com o Ford Puma Rally 1 Hybrid, tiveram estreia elogiada no Chile e ficaram em sétimo. Os belgas tiveram um problema pela manhã ao esquecerem o caderno de anotações, sendo salvos por Gilsoul, que enviou as anotações.
No WRC2, o Campeonato Mundial de Rally2, a vantagem foi de Sami Pajari e Enni Malkonen, no Skoda Fabia RS. Eles foram seguidos por Oliver Solberg e Elliott Edmondson, no Skoda Fabia RS.
Neste sábado, o Rally do Chile terá mais seis etapas, com duas passagens por cidades distinas. Haverá a etapa de Maria de las Cruces, Chivilingo e Rio Lia.