A Hyundai Motorsports está avaliando diferentes opções para 2024, mas primeiro quer dar um passo à frente com o Hyundai i20 N Rally1 nas últimas rodadas da temporada. Este ano tem sido difícil para a casa sul-coreana.
O carri de Kalle Rovanperä no Rally da Finlândia após capotar na etapa de sexta-feira abre uma pequena chance de lutar pelo título de pilotos, tendo também poucas chances para o mundial de construtores. Por esta razão, a Hyundai quer queimar os seus últimos cartuchos e espera-se que o Hyundai i20 N Rally1 possa trazer algumas novidades depois da particular pausa de verão do WRC, muito mais turva do que nas outras categorias.
O objetivo mínimo é melhorar o equilíbrio da temporada, já que a Hyundai só conseguiu uma vitória até agora. No melhor dos casos, ainda sonhar com a luta pelo título com Thierry Neuville. Este último não parece fácil, mas o projeto liderado por Cyril Abiteboul e François-Xavier Demaison, este último de perfil mais técnico, precisa de um impulso. O Hyundai i20 N Rally1 também precisa desse empurrão para alcançar o Toyota GR Yaris Rally1.
Os problemas do ‘Rally1’ da Hyundai estão mais do que identificados, além de algumas falhas pontuais de confiabilidade. O veículo da empresa sul-coreana tem alguns quilos a mais, não tanto por ultrapassar o peso mínimo permitido, mas pela pouca margem de manobra que os engenheiros da marca possuem.. Além disso, o Hyundai i20 N Rally1 sofre de alguma estabilidade na traseira devido à falta de downforce.
Tudo aponta pela permanência da Hyundai Motorsports
Tudo parece destinado a que a Hyundai mantenha o seu compromisso com o WRC, embora de momento não tenha se pronunciado sobre o assunto como a Toyota. De qualquer forma, o que acontecer nesta reta final da temporada será fundamental na hora de definir o esforço e o planejamento para o próximo ano.
Entre outras coisas, porque os japoneses continuam avaliando a possibilidade de colocar em jogo uma quarta unidade do Hyundai i20 N Rally1 em 2024 para igualar forças com o seu rival.