Kalle Rovanperä terminou a etapa do Rally da Europa Central na segunda colocação. A penúltima rodada da temporada do WRC foi concluída neste domingo (29), com vitória do belga Thierry Neuville. Mas a festa foi do finlandês de 23 anos. Com o resultado, Rovanperä se sagrou bicampeão mundial de Rali em 2023, ao lado do copiloto Jonne Halttunen.
No ano passado, Kalle Rovanperä fez história ao se tornar o mais jovem campeão do WRC de todos os tempos. Ao finalizar em segundo no geral na etapa realizada na Áustria, na República Tcheca e na Alemanha, o finlandês atingiu os 235 pontos. Dessa forma, não pode mais ser alcançado na última rodada pelo segundo colocado, o britânico Elfyn Evans, que chegou aos 191.
Kalle Rovanperä entrou no Rally da Europa Central com uma vantagem de 31 pontos sobre Evans, Mas uma queda dramática sofrida pelo britânico na manhã de sábado (28) encaminhou o bicampeonato do finlandês.
“Estou me sentindo muito bem”, disse Kalle Rovanperä radiante. “Acho que este ano foi, para mim pessoalmente, mais importante do que o ano passado. A competição foi mais acirrada e fizemos um trabalho muito bom. O maior agradecimento, claro, vai para Jonne. Ele também é o melhor copiloto do mundo. Vou gostar mais deste título do que do primeiro”, declarou o bicampeão.
Kalle Rovanperä ficou quase um minuto atrás de Neuville
Vencedor do Rally da Europa Central, Thierry Neuville assumiu a liderança na manhã de sábado (28) e superou Rovanperä por uma diferença de 57,6 segundos. O piloto belga conquistou a 19ª vitória da carreira, pelas estradas de asfalto escorregadio da Alemanha, Áustria e República Checa.
“No geral, fizemos um bom trabalho”, disse Neuville. “Tivemos uma boa consistência que acabou valendo a pena. Foi um esforço da equipe neste fim-de-semana e conseguimos. Então podemos estar orgulhosos disso”, celebrou o belga, terceiro colocado no WRC com 184 pontos.
O estoniano Ott Tänak superou uma falha hidráulica no penúltimo dia para terminar em terceiro lugar e completar o pódio, quase dois minutos atrás de Neuville.
O francês Sébastien Ogier recuperou dos danos nas rodas na sexta-feira (27) e garantiu o quarto lugar. Takamoto Katsuta, Teemu Suninen, Grégoire Munster, Adrien Fourmaux, Nicolas Ciamin e Pierre-Louis Loubet completaram o top-10.
O Campeonato Mundial de Rally chegará ao fim na Ásia no próximo mês, através do Rally do Japão. O evento de asfalto com sede em Aichi acontecerá entre 16 e 19 de novembro.