O piloto da Toyota, Takamoto Katsuta, afirmou que precisa encontrar mais velocidade no Secto Rally da Finlândia desta semana – que ocorre de 3 a 6 de agosto. Sobre a corrida na Estônia, ele a descreveu como uma prova decepcionante.
Numa luta para uma posição entre os seis primeiros na Estônia, o japonês foi ultrapassado por Pierre-Louis Loubet, da M-Sport. O francês superou o rival por apenas três décimos de segundo. Katsuta, porém, está determinado a fazer melhor enquanto guia seu GR Yaris Rally1 de fábrica em Jyväskylä esta semana.
“A Estônia não foi o desempenho que eu queria. De fato, foi um rali decepcionante e sei que preciso encontrar e mostrar mais velocidade. Então, é nisso que quero focar para a Finlândia esta semana”, disse Katsuta.
Embora o japonês tenha uma história conturbada em termos de resultados no Secto Rally da Finlândia, morando na cidade-sede do evento ele o considera como um rali de segunda casa. “Sim, é especial. É um dia para o qual eu estou ansioso. Eu penso nisso como meu evento em casa, pois cresci dirigindo nessas estradas”, explicou.
“Além disso, as velocidades são semelhantes às da Estônia, mas a sensação é totalmente diferente, porque a aderência na estrada costuma ser muito alta. Quero melhorar a velocidade do último rally, quero entender o que não funcionou para mim na Estônia. Assim, vou tentar aproveitar o rali e forçar o máximo que puder. É importante conseguir um bom resultado para a equipe, para mim e para minha família que estará lá assistindo também”, concluiu Katsuta.
Atualmente, Kalle Rovanperä lidera entre os pilotos; seguido por Elfyn Evans, Thierry Neuville, Ott Tanak e Sébastien Ogier no top 5. Takamoto Katsuta é o oitavo. Já entre as equipes, a Toyota Racing está em primeiro, seguida pela Hyundai Motorsport e pela M-Sport.