Menu
in

Letônia sediará etapa do Campeonato Europeu de Rally; saiba mais

Etapa da competiçao acontecerá no próximo fim-de-semana, com 58 carros previstos para participarem da corrida de Rally

Divulgação/Rally ERC

A temporada do Campeonato Europeu de Rally (ERC) continuará com a quarta etapa na Letônia, que acontecerá entre 16 e 18 de junho, no próximo fim-de-semana. Assim, a corrida acontecerá nas proximidades de Tukums, Talsi, Kuldiga e Liepaja e reunirá de 58 equipes de 27 países diferentes.

Dessa forma, o rali acontecerá nas estradas de Kurzeme pela 11ª vez. A expectativa é que a etapa seja fixa do Campeonato Mundial de Rally (WRC) no futuro próximo, já que continuará restrita à competição europeia da categoria.

A cidade considerada base da etapa do rali na Letônia será Liepaja, onde acontecerá a abertura e o encerramento da competição de Rally. Enquanto isso, as etapas de velocidade estão planejadas em Kurzeme. Ao todo, em dois dias, os atletas disputarão 10 etapas de velocidade em uma distância de quase 184 quilômetros.

A primeira posição na largada será do líder do Campeonato Europeu de Rally da atual temporada: o experiente neozelandês Hayden Padon, que pilotará um Hyundai i20 N Rally2. O segundo colocado será o norueguês Mads Ostberg, através do Citroën C3 Rally2. Aliás, ambos têm experiência no Campeonato Mundial da categoria.

Já o atual campeão europeu de rali, o espanhol Efrén Llarena, também tem participação garantida na Letônia. Ele irá dirigir um modelo Skoda Fabia RS Rally2. Outros competidores considerados favoritos são esperados, como o francês Mathieu Franceschi, o finlandês Miko Heikilas e o estoniano Georga Liname.

Os pilotos participam das provas do Campeonato Europeu de Rally (ERC) buscando lugares mais altos, o que “garante corridas imprevisíveis e emocionantes para os espectadores e para os próprios atletas”, afirmam os organizadores da competição.

Itália terá mais representantes no Rally da Letônia

Dos 27 países europeus que estarão na Letônia no fim-de-semana, a Itália será o com mais representantes: oito. Além disso, a lista de participantes inclui carros de oito fabricantes diferentes, com o Skoda Fabia utilizado por 17 competidores, enquanto o Ford Fiesta e o Peugeot 208 despontarão, respectivamente, com 15 e 12 veículos.

Por fim, nenhum carro foi inscrito com os números 42 e 43. Será uma homenagem do Campeonato Europeu de Rally ao irlandês Craig Breen e ao norte-americano Ken Block, falecidos recentemente, que costumavam utilizá-los.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Leave a Reply

Sair da versão mobile