A Pirelli confirmou e esclareceu a decisão de deixar o Campeonato Mundial de Rally, o WRC, como fornecedora de pneus no fim da temporada 2024. O WRC deve mudar seus pneus de controle a partir de 2025 após a fabricante italiana anunciar, na sexta-feira, que optou por não apresentar uma proposta para o triênio 2025-2027 da FIA.
A Pirelli venceu a licitação anterior, fornecendo pneus para todas as categorias do WRC de 2021 a 2024, retornando ao nível mais alto do rally pela primeira vez desde 2010. Segundo publicação da Autosport, Michelin, MRF e Hankook estão na disputa para garantir o contrato de pneus para o WRC a partir de 2025.
Mario Isola, chefe da Pirelli, explicou em entrevista à Autosport o motivo da decisão da empresa de deixar o WRC, mesmo que siga desenvolvendo produtos para rallys.
Veja o que disse o chefe da Pirelli
“Não foi a redução de custos. Isso não foi realmente parte da decisão, porque temos uma equipe hoje dedicada ao WRC e acreditamos que neste período conseguimos o que queríamos em termos de fazer parte do esporte, que é a elite do Rally”, garantiu Mario Isola, que seguiu.
“Continuaremos a investir os nossos recursos em rally, nos campeonatos nacionais, e a equipe que cuida do WRC e dos ralllys em geral não é a mesma que temos na Fórmula 1”, por exemplo.
Ele explicou a ideia da Pirelli de seguir nos rallys, mesmo fora da WRC.
“Continuaremos a desenvolver produtos para rallys porque isso é realmente relevante para a nossa transferência de tecnologia em neve e gelo, por isso queremos estar envolvidos nos rallys nos próximos anos. Estamos a expandir a nossa atividade em competições históricas e alguns outros campeonatos também”, disse Mario Isola.
“Obviamente, não podemos estar em todos os lugares e temos que fazer escolhas. Acredito que este período foi bom para regressar ao WRC depois de um período bastante longo, já que a última vez que fornecemos para o WRC foi em 2010. Depois de mais de dez anos foi um bom exercício regressar a para mostrar a nossa marca ao mais alto nível do WRC e agora queremos concentrar-nos em outras formas.”