Foi realizada na última segunda-feira (24) uma coletiva de imprensa em que o comitê executivo do Rally do Japão confirmou a realização do evento na temporada 2023. A organização apontou que a corrida da WRC será disputada entre os dias 16 a 19 de novembro em Tóquio.
Com isso, a corrida retorna ao Japão, na principal metrópole do país, assim como em 2010, entre as províncias de Aichi e Gifu, que comandavam a etapa japonesa da WRC.
As cidades que receberão o Rally do Japão, na província de Aichi, serão Toyota, Okazaki, Shinshiro e Shitara. Na província de Gifu será nas cidades de Ena e Nakatsugawa, que receberá a etapa final das 13 corridas da competição.
A própria organização indicou a categoria do WRC como uma das principais do automobilismo mundial, segundo os próprios, ao lado do WEC e da Fórmula 1.
O Rally do Japão estava programado para ser realizado em 2020 e estava no calendário, mas tudo foi adiado e posteriormente cancelado por conta da pandemia de Covid-19. São mais de 13 anos de ausência do país asiático no calendário.
Naquela etapa de 2010 do Rally do Japão, os vencedores foram os pilotos franceses Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, ambos no Citroen. Em segundo apareceram o norueguês Petter Solberg e o britânico Chris Patterson, também da Citroen. Fechando o top-3 estiveram os finlandeses Jari Matti Latvala e Miikka Anttila, da Ford.
Classificação do Mundial de Rally
O líder absoluto do WRC, o Mundial de Rally, é o finlandês Kalle Rovanpera, que soma 255 pontos na competição internacional. Em segundo está o estoniano Ott Tanak, com 205 pontos. O top-3 da classificação atual é completo pelo belga Thierry Neuville, com 193 pontos.
As 13 corridas da temporada estão confirmadas com a entrada do Rally do Japão, que encerrará o ano de 2023 da WRC. Já foram oito delas disputadas, sendo elas em Monaco, na Suécia, no México, na Croácia, em Portugal, na Itália, no Quênia e na Estônia. Os próximos serão na Finlândia, na Grécia, no Chile, na Europa Central, e para finalizar no Japão. Líder da classificação, Kalle Rovanpera tem duas vitórias das oito corridas disputadas. Porém, o piloto com mais triunfos em 2023 é o francês Sébastien Ogier, com três vitórias. Foi ele, inclusive, o vencedor do Rally do Japão em 2010, último no país.