A etapa do Rally da Irlanda, válida pela sexta etapa do Sligo Stages Rally, acabou tendo um grave acidente que resultou em duas mortes. Na corrida ocorrida no domingo (16), no condado irlandesa de Sligo, os competidores Dáire Maguire e Gene McDonald perderam as suas vidas.
Maguire era do condado de Fermanagh, enquanto Gene McDonald pertencia ao condado de Cavan. Conforme o órgão regulador Motorsport Ireland, a morte da dupla foi considerada “devastadora”.
Desse modo, o carro pelo qual competiam no Rally da Irlanda atingiu um muro em Ballymote. Então, o motorista e o co-piloto não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Os corpos foram levados ao Hospital Universitário de Sligo para exames. A polícia irlandesa e a Motorsport Ireland vêm realizando investigações sobre o acidente.
A Cadco, empresa para a qual Maguire trabalhava na Irlanda, expressou “sincera tristeza” por sua morte. “Dáire foi um dos verdadeiros cavalheiros da vida, um membro da equipe altamente respeitado por clientes e colegas e fará muita falta para todos”, disse parte do texto divulgado pela instituição.
“Um dia devastador para o nosso esporte”, disse organizador do Rally da Irlanda
Ao programa Good Morning Ulster da BBC, Art McCarrick, gerente esportivo da Motorsport Ireland, expressou condolências em nome da organização. “Certamente é um dia devastador para o nosso esporte, mas nem de longe tão devastador quanto deve ser para os amigos e familiares dos falecidos”, disse o representante da entidade.
De acordo com o dirigente, os dois homens eram queridos, conhecidos e respeitados como competidores na fronteira, nas terras centrais e na região oeste da Irlanda.
“Ambos os competidores eram muito experientes. O piloto tinha mais de 15 anos de experiência e o co-piloto mais de 20 anos”, afirmou McCarrick, que é encarregado da aprovação dos regulamentos do evento e a emissão de licenças de corrida.
Entre os protocolos adotados para lidar com um grave acidente estão a ativação de sessões de aconselhamento para os afetados. Dessa forma, McCarrick disse que estas medidas serão tomadas. “Qualquer aprendizado que tirarmos das investigações quando elas forem concluídas, e não posso dizer quanto tempo isso levará, colocaremos em prática”, finalizou.
Por fim, no mesmo programa da BBC, o piloto Garry Jennings lamentou os óbitos. O competidor é do condado de Fermanagh, o mesmo de Dáire Maguire. “Somos uma comunidade muito unida. Devo dizer que é um dia triste para o nosso esporte”, declarou. Então, complementou estar confiante de que a Motorsport Ireland fará uma investigação completa sobre a causa do acidente no Rally da Irlanda em Sligo.