O piloto espanhol Carles Falcon, que se envolveu em um acidente durante o Rally Dakar de 2024, morreu, anunciou sua equipe TwinTrail Racing. A informação foi posteriormente oficializada pelos organizadores do evento através de uma nota oficial publicada posteriormente.
O catalão, que participa pela segunda vez no Dakar, envolveu-se num incidente a poucos quilómetros do final da especial de Al Henakiyah a Al Duwadimi, no dia 8 de janeiro. Falcon, veterano de 45 anos, recebeu assistência imediata antes de ser transportado de avião para o hospital Al Duwadimi para tratamento adicional.
Falcón sofreu um edema cerebral devido à fratura da vértebra C2, além de cinco costelas, do punho esquerdo e da clavícula. Nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro, sua equipe anunciou a morte do espanhol com uma nota de pesar sobre o falecimento. O Rally seguirá com a sua programação normal na Arábia Saudita, apesar da fatalidade envolvendo a morte de um piloto durante a competição.
Nota oficial sobre a morte de Carles Falcon no Rally Dakar
“Nesta segunda-feira, 15 de janeiro, Carles nos deixou. A equipe médica confirmou que o dano neurológico causado pela parada cardiorrespiratória no momento do acidente é irreversível”.
“Carles era uma pessoa sorridente, sempre ativa, que gostava apaixonadamente de tudo o que fazia, principalmente de motos. Deixou-nos a fazer algo que era o seu sonho, correr o Dakar. Ele estava se divertindo, estava feliz na moto. Devemos lembrá-lo pelo sorriso e pela felicidade que gerou em todos.”
“Ele era engenheiro de computação por formação. Instrutor de moto e guia de moto por paixão. Muitos aprenderam ao seu lado. Ele ensinava com paciência, energia e alegria, fazia com que todos gostassem da moto. Isso é o que ele nos deixou e o que sempre guardaremos conosco, todos nós que estivemos próximos dele, família, amigos, colegas e fãs”.