Menu
in

Rally Dakar: Loeb vence maratona inédita de 48h e reduz vantagem de Sainz nos carros

Duelo entre lendas do off-road esquenta na reta final do maior rali do mundo em 2024

O Rally Dakar 2024 está sendo disputado palmo a palmo entre os carros por lendas do off-road. De um lado, o espanhol Carlos Sainz, tricampeão do Dakar e bi do Mundial de Rali de Velocidade (WRC), e de outro, o francês Sebastien Loeb, eneacampeão do WRC e que luta por seu primeiro Dakar. Nesta sexta-feira, Loeb venceu a maratona inédita de 48 horas da edição de 2024, disputada no Empty Quarter, a maior extensão territorial de areia do mundo, na Arábia Saudita, e se aproximou da briga pelo título, em um trecho total de 781 km, com uma especial de 572 km.

Ao lado do navegador belga Fabian Lurquin, Loeb agora está na terceira posição no geral com um Prodrive Hunter, apenas 29m31s atrás de Sainz, com o navegador Lucas Cruz, o líder da competição, que aceleram um Audi RS Q e-tron E2. Os suecos Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist, também da Audi, estão na segunda posição, a 20m21s de Sainz.O quarto colocado é o brasileiro Lucas Moraes, que corre ao lado do espanhol Armand Monleón na equipe oficial da Toyota Gazoo Racing, a 1h04m do líder. E fechando a lista dos cinco primeiros, a dupla formada pelo belga Guillaume de Mevius e pelo francês Xavier Panseri, da Overdrive Racing.

Disputa acirrada entre as motos

Nas motos, após seis etapas, os cinco primeiros estão separados por apenas 27 minutos. A liderança é do americano Ricky Brabec, da Honda, 51s à frente do botsuanês Ross Branch, da Hero Motorsports. O francês Adrien Van Beveren, da Honda, é o terceiro, seguido pelo chileno Jose Ignacio Cornejo Florimo, seu companheiro de equipe. E o australiano Toby Price, da KTM, fecha a lista dos cinco primeiros colocados.

Argentino abre vantagem nos quadriciclos

Nos quadriciclos, a maratona de 48h no Empty Quarter serviu para o argentino Manuel Andujar, com um veículo da Yamaha, abrir 20 minutos de vantagem para o francês Alexandre Giroud, também da Yamaha, o segundo colocado. Eles vinham brigando pela vitória com o brasileiro Marcelo Medeiros, com a mesma máquina dos rivais, que está em terceiro, mas já tem uma desvantagem de 1h25m36s após a etapa.

Polonês dispara nos UTVs

Na categoria principal dos UTVs, a challenger, o polonês Eryk Goczal com o navegador espanhol Oriol Mena abriram uma vantagem de mais de uma hora sobre os americanos Mitchell Guthrie e Kellon Walch, que estão na segunda posição. Cristina Gutiérrez e Pablo Moreno vêm em terceiro, seguidos pelos chilenos Francisco Lopez Contardo e Juan Pablo Latrach Vinagre. O americano Austin Jones e o brasileiro Gustavo Gugelmin, que é tricampeão do Dakar, fecham a lista dos cinco primeiros.

Domínio tcheco nos caminhões

Nos caminhões, o trio formado por Martin Macik, Frantisek Tomasek e David Svanda dominam o Dakar 2024, com 1h16m42s de vantagem sobre os compatriotas Ales Loprais, Jaroslav Valtr Jr. e Jiri Stross, que estão na segunda posição. O trio formado pelos holandeses Mitchel Van den Brink e Jarno Van de Pol e pelo espanhol Moises Torrallardona fecha a lista dos três primeiros.

O Rally Dakar 2024 terá um dia de descanso neste sábado e voltará à ação no domingo, com uma etapa de 873 quilômetros de extensão, sendo 483 de trecho cronometrado entre Riad e Al Duwadimi.

Escrito por Ferrari Promo

Leave a Reply

Sair da versão mobile