O início da primeira etapa do Rally Dakar neste final de semana ficou marcada por um acidente envolvendo Lionel Baud e um espectador, que teve de ser evacuado para um hospital. Isso ocasionou o adiamento parcial da etapa inicial.
A primeira etapa do Dakar começou como deveria, com as motos percorrendo os 405 km cronometrados para chegar ao segundo acampamento em Al Henakiyah. No entanto, o helicóptero de evacuação foi acionado muito cedo, na marca dos 82 km, após o piloto Hero Joaquim Rodrigues ter sofrido um acidente, ao qual Joan Barreda e Sebastian Buhler tiveram de assistir.
Pouco depois, porém, a etapa foi interrompida na categoria automóvel por causa de um incidente com o primeiro dos veículos. Acredita-se que o piloto do Overdrive Baud teve um problema com um dos espectadores que assistia à especial e teve que ser levado ao hospital mais próximo.
Os organizadores adiantaram que a largada do primeiro carro, inicialmente prevista para as 10h15 locais, foi adiada para as 11h15 devido a um “incidente com um espectador a cerca de 200 metros da linha de partida” e o adepto ferido foi “assistido pelos serviços médicos e levado ao hospital mais próximo.”
Embora muitos dos pilotos tenham sido forçados a esperar no início da especial entre Al-Ula e Al Henakiyah, a corrida acabou por voltar à pista, com Stephane Peterhansel, da Audi, a estabelecer o melhor tempo no primeiro ponto de referência aos 38km.
Rally Dakar confirma que espectador foi hospitalizado
O diretor da prova do Rally Dakar, David Castera, informou à mídia que um turista russo foi o espectador atingido pelo Toyota de Baud. Ele estava em uma área longe da cerca de arame da organização e foi evacuado para o hospital depois de sofrer uma fratura na tíbia e na fíbula devido ao impacto.
Além disso, o incidente ocorreu após uma confusão inicial, antes do início da corrida do dia. O piloto da Century, Brian Baragwanath, deveria ser o primeiro a iniciar a etapa, mas não chegou a tempo, o que levou Baud a assumir a seção cronometrada.