Menu
in

Rival? Katsuta é elogiado por companheiro após bons resultados no Rally da Finlândia

A vitória de 39,1 segundos foi a maior margem na etapa finlandesa em cinco anos e marcou o terceiro pódio do piloto

Divulgação/RedBull.com

Apesar de seu piloto campeão mundial sair, a Toyota pôde sonhar com um trabalho bem feito no Rali da Finlândia. Pois Elfyn Evans conquistou sua segunda vitória da temporada e a segunda da carreira em um dos eventos de maior prestígio do Campeonato Mundial de Rally. Seu triunfo de 39,1 segundos foi a maior margem de vitória do Rally da Finlândia em cinco anos e a segunda maior desde 2005.

Evans foi acompanhado no pódio por Takamoto Katsuta, garantindo um 1-3 para a Toyota, mesmo com a aposentadoria de Kalle Rovanperä. Assim, foi apenas o terceiro pódio da carreira de Katsuta no WRC, o primeiro na Europa, e sem dúvidas o seu melhor resultado para marcar pontos de construtores.

De fato, apenas cinco carros do Rally1 terminaram sem recorrer aos regulamentos de reinício do super-rally. Mas Katsuta trabalhou para enfrentar o desafio do piloto da casa Teemu Suninen, estabelecendo três tempos mais rápidos em etapas e só ficando fora de três testes.

Evans foi rápido em reconhecer o impulso de seu companheiro de equipe em um momento em que a confiança de Katsuta estava baixa. Uma corrida sem brilho para o sétimo lugar na Estônia seguiu uma série de desempenhos decepcionantes e o próprio Katsuta descreveu sua temporada como “muito ruim”, admitindo que precisava fazer melhor.

“Foi uma performance, é isso. Sei que tivemos muitos atritos neste rali, mas ainda assim sua performance na sexta-feira foi realmente especial, como se ele tivesse vencido a primeira etapa que passamos. E recuperar-se do que tem sido uma sequência difícil de ralis, inclusive na Estônia, e vir aqui – foi muito, muito impressionante e estou muito feliz por ele vê-lo no pódio”, disse Evans.

Esta foi a quarta vez que Katsuta foi nomeado pela Toyota para os pontos dos fabricantes; uma função que ele divide com Sébastien Ogier este ano. Mas, com exceção de dois pontos na powerstage de Portugal, foi a primeira vez que ele contribuiu para o placar da equipe.

Enquanto Ogier retorna para o Acropolis Rally do próximo mês, Katsuta justificou a confiança da Toyota nele para eventos futuros. “Estou muito feliz por estar no pódio no Rali da Finlândia, o meu segundo rali em casa. É uma coisa muito importante para mim e para a equipe e também para Akio-san. Ele estava me dando energia extra e motivação que estava ajudando na batalha realmente intensa que tivemos com Teemu”, disse.

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Leave a Reply

Sair da versão mobile