Menu
in

Rovanpera, campeão do WRC, pode estrear em corridas de resistência no Japão

Bicampeão mundial de Rally, Kalle Rovanpera gosta da ideia de participar de uma categoria diferente a partir de 2024

Rovanpera WRC

Divulgação/Red Bull

O campeão mundial de Rally, Kalle Rovanpera, pode fazer sua estreia nas corridas de resistência este ano nas 24 Horas de Fuji, no Japão. Rovanpera declarou interesse em participar de eventos de corrida de circuito em 2024 depois de anunciar planos de disputar uma campanha de meio período no WRC para “recarregar as baterias” antes de retornar em tempo integral em 2025.

O bicampeão do WRC, de 23 anos, revelou no Prêmio FIA do mês passado que gostaria de testar um carro GT, e agora ele terá a oportunidade de correr nas 24 horas da Super Taikyu Series, no Fuji Speedway, em 25 a 26 de maio.

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, revelou durante um talk show no Toyota Auto Salon que Rovanpera dirigiria um conceito Toyota GR86, comandado pela própria equipe de Toyota Rookie Racing.

O calendário de Rovanpera no WRC ainda não está totalmente finalizado, embora se espere que o Rally da Suécia, em fevereiro, marque a sua primeira participação depois de ter ficado de fora da abertura da temporada em Monte Carlo.

O chefe da Toyota WRC, Jari-Matti Latvala, confirmou que Rovanpera tem a oportunidade de competir na corrida de Fuji, mas ainda não foi totalmente finalizado. Latvala também deverá competir na corrida novamente, tendo feito isso nos últimos dois anos, dirigindo um Toyota GR Corolla movido a hidrogênio.

Rovanpera quer participar das corridas de resistência

Em entrevista ao Motorsport, Latvala disse que Rovanpera tem “grande interesse” nas corridas de resistência.

“Estas corridas de resistência é onde Kalle Rovanpera tem um grande interesse. Antes do Rally do Japão do ano passado, visitamos um desses eventos da série Super Taikyu e quando Kalle entrou nos boxes e viu todos os carros e a equipe, ele ficou bastante animado e perguntou a Akio se ele poderia participar, e Akio disse sim”, admitiu o chefe da Toyota WRC.

“A oportunidade existe se tudo estiver de acordo com o tempo. A ideia era que ele corresse no carro 28 e está 90% lá, mas ainda há um ponto de interrogação sobre o seu calendário. Akio ficaria muito feliz em ver Kalle ali. Corridas de resistência são algo que pessoalmente gosto muito e acho que Kalle também gostará. Este carro, o GR86, já é um carro rápido. Mas como Kalle é bom no asfalto e consegue fazer drifting, tenho certeza que ele se sairá muito bem no circuito de corrida.”

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile