Menu
in

Suninen comemora retorno ao WRC no Rally da Estônia: “Pertenço a este nível”

Piloto finlandês Teemu Suninen estava ausente do Campeonato Mundial de Rali (WRC) desde o fim de 2021 e voltou a competir na Estônia

pilotos wrc

Divulgação/WRC

O Rally da Estônia encerrado no último domingo (23) marcou a volta de Teemu Suninen ao Campeonato Mundial de Rali (WRC). Assim, o piloto finlandês de 29 anos não disputava uma etapa da competição desde o final da temporada 2021.

Na ocasião, Suninen substituiu o estoniano Ott Tanak no carro da Hyundai na etapa de Monza daquele ano. Anteriormente, havia deixado a equipe M-Sport de maneira conturbada. Então, o piloto retornou ao volante pelo WRC dirigindo uma Hyundai no Rally da Estônia.

Aliás, Teemu Suninen assumiu o modelo i20 N Rally1 já pilotado por Dani Sordo e o falecido Craig Breen. E o finlandês obteve um grande resultado no Rally da Estônia, concluindo a etapa do WRC na quinta colocação. A rodada foi vencida por seu compatriota Kalle Rovanperä, atual campeão mundial e líder da temporada 2023.

Suninen homenageou Craig Breen

Então, a posição conquistada no último fim-de-semana serviu para resgatar a autoestima de Suninen e retomar seu talento na elite da categoria. Afinal, o competidor chegou a ser rebaixado em 2022 para o WRC2, uma espécie de segunda divisão do Campeonato Mundial de Rally.

“Acho que foi uma boa demonstração de que pertenço a este nível”, declarou Suninen ao portal Motorsport. Então, o finlandês exaltou Craig Breen, afirmando ter se emocionado ao dirigir um carro pilotado pelo saudoso piloto irlandês, morto em abril aos 33 anos, durante testes para o Rally da Croácia. “Todos o amavam”, complementou.

Nesse sentido, Suninen considerou o carro que comandou no Rally da Estônia diferente. “Tem muita aerodinâmica, com um motor realmente potente e híbrido”, avaliou. Por fim, o piloto deverá estar presente na etapa em seu país dirigindo o i20 N Rally1 da Hyundai. O Rally da Finlândia é a próxima rodada do WRC, a nona da temporada. O evento ocorrerá entre 3 e 6 de agosto.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Leave a Reply

Sair da versão mobile