Menu
in

Thierry Neuville é desclassificado do Safari Rally Kenya e motivo surpreende

Comissários descobriram que o piloto belga Thierry Neuville realizou atividades ilegais de reconhecimento durante o rali

WRC (irlanda)

Divulgação/WRC

O piloto da Hyundai Motorsport, Thierry Neuville, terminou em oitavo lugar na classificação geral, da sétima rodada do Campeonato Mundial de Rally, no Quênia. Entretanto, horas depois, o automobilista belga acabou desclassificado pelos comissários do evento.

Logo após uma audiência sobre o rali disputado em Naivasha, os fiscais do Safari Rally analisaram um relatório recebido e concluíram que uma pessoa não autorizada foi percebida durante a etapa, após reconhecimento. Então, ela teria auxiliado Thierry Neuvillle em trechos do percurso considerados fundamentais, ao longo do trajeto do rali em solo queniano.

A pessoa estava em uma propriedade privada sem autorização e chegou a ser indagado por funcionários do Safari Rally em dois locais, em dois dias diferentes. Dessa forma, as evidências apresentadas aos comissários indicavam ligações de Thierry Neuville com este indivíduo desconhecido.

Thierry Neuville pediu ajuda para pessoa desconhecida

Quando questionado, o piloto belga admitiu aos comissários que estava ciente da pessoa identificada. Então, afirmou ter solicitado o apoio desta na identificação de preocupações geográficas específicas em algumas etapas especiais do rali. Por exemplo, em áreas onde as rochas haviam se movido.

O artigo 35.4.2 do regulamento do Campeonato Mundial de Rally redigido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estabelece o seguinte: “Apenas com a autorização expressa do Diretor de Prova e do Departamento de Ralis da FIA, qualquer pessoa ligada a uma tripulação inscrita pode viajar em ou no percurso de uma etapa especial do rali (exceto a pé). Esta regra se aplica até que o trajeto especial seja encerrado, aberto ao tráfego público e não seja mais utilizado dentro do rali.”

Por fim, em outra decisão dos comissários no final da noite de domingo (25), o norueguês Oliver Solberg e o co-piloto Elliott Edmondson foram penalizados em dois minutos por usarem um pneu a mais do que o número permitido de 26. Contudo, a punição não teve impacto na posição geral da dupla. Assim, a eliminação de Thierry Neuville colocou Solberg em nono lugar no geral.

Thierry Neuville é o quinto colocado na tabela do Campeonato Mundial de Rally, com 93 pontos. Assim, o belga está a 47 do líder, o finlandês Kalle Rovanperä. O vencedor da etapa no Quênia foi o francês Sébastien Ogier, da Toyota.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Leave a Reply

Sair da versão mobile