Menu
in

Toyota colocará estrelas do WRC no Rally de teste da Finlândia

Kalle Rovanpera e Elfyn Evans disputarão o Hyacanter Rally com o objetivo de se preparar para o Campeonato Mundial de Rali

Toyota

Divulgação/ Twitter Toyota Gazoo Racing

Após a decisão da FIA de implementar novas restrições de teste para reduzir custos, as equipes do WRC, como Toyota, Hyundai e M-Sport Ford mudaram as suas estratégias. Desse modo, elas estão optando por entrar em rallys locais para fazer sua preparação e recuperar a quilometragem perdida nos testes. Como consequência, os times dos fabricantes estão limitados a 21 dias (no máximo sete por piloto) em vez dos 28 estipulados em 2022.

Contudo, até o momento, somente a Toyota participou de um Rally local. Dessa forma, a equipe japonesa colocou Takamoto Katsuta na rodada Kuopio do Campeonato Finlandês de Rally em fevereiro, antes do Rally da Suécia.

Os japoneses também decidiram inscrever suas duas estrelas, Kalle Rovanpera e Elfyn Evans, no Hyacenter Rally. O evento ocorrerá em Tampere, Finlândia, de 28 a 29 de julho, uma semana após a rodada do WRC na Estônia e apenas alguns dias antes do início do Rally da Finlândia.

Por outro lado, a M-Sport também inscreveu Ott Tanak no evento. Assim, isso marcará a terceira largada nacional do estoniano em um Ford Puma Rally1 em 2023. Inclusive, vale lembrar que o campeão mundial de Rally de 2019 completou uma prova em Otepaa, na Estônia, em fevereiro, seguido por uma corrida no Rally das Ardenas, na Bélgica, em março, e no Rally Louna-Eesti, na Estônia no início de julho.

Portanto, Rovanpera, Evans e Tanak realizarão três rallys em fins de semanas consecutivos.

Casa da Toyota no Campeonato Mundial

O Hyacenter Rally fará com que os seus competidores enfrentem oito etapas de 80 quilômetros. Além disso, algumas das suas estradas foram utilizadas nas edições anteriores do Rally da Finlândia.

Dessa forma, o evento funcionará como uma ótima preparação para o Rally da Finlândia, a casa da equipe Toyota no Campeonato Mundial. Apesar disso, em 2022, a Toyota perdeu em casa após uma exibição fantástica de Tanak, que impediu a vitória de Rovanpera.

Por fim, vale lembrar que a Toyota colocará quatro carros na rodada deste ano, com o chefe da equipe, Jari-Matti Latvala saindo da sua aposentadoria para pilotar um GR Yaris em competição pela primeira vez.

Leave a Reply

Sair da versão mobile