Na edição de 2023 do Campeonato Mundial de Rally (WRC), o finlandês Kalle Rovanperä conquistou o bicampeonato, com o britânico Elfyn Evans sendo o vice. Ambos defendem a Toyota Gazoo Racing. Além disso, a equipe também possui, entre outros pilotos, um octacampeão mundial: o francês Sébastien Ogier.
A Toyota Gazoo Racing teve no seu volante, pelo quinto ano consecutivo, o piloto campeão do mundo de rali, além de ganhar a competição de construtores pela terceira vez seguida.
A equipe mostrou pela primeira vez a pintura para a temporada de 2024 do WRC. No novo visual do carro da Toyota, irá predominar a tinta preta fosca, que substituirá o vermelho e branco predominantes até 2023.
O modelo será utilizado não apenas no WRC como também no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e em outras competições em que a tradicional marca japonesa está presente.
“Espírito da Toyota é odiar perder”
Conforme a nota oficial da Toyota Gazoo Racing, existem duas razões para a nova pintura preta do modelo GR YARIS Rally1 HYBRID utilizado no WRC. “Um dos conceitos é ‘Velocidade’ representando o nosso espírito ‘Odeio perder’. O outro é o ‘Protótipo’, que representa fazer carros cada vez melhores criados no automobilismo e continuar evoluindo”, diz o texto no site oficial da equipe.
“Novas cores para a próxima estação!”, celebrou o bicampeão mundial Kalle Rovanperä em sua conta na rede social X. O piloto finlandês anunciou que não irá disputar todas as etapas do Campeonato Mundial de Rally, devendo retornar à temporada integral em 2025.