A FIA publicou o novo sistema de pontos do Campeonato Mundial de Rally que será introduzido no próximo ano. A confirmação de que o WRC irá adotar uma nova estrutura de pontos para apimentar o último dia de eventos foi ratificada no Conselho Mundial do Desporto Automóvel em Baku no início deste mês.
De acordo com o novo sistema, a escala móvel de 18-15-13-10-8-6-4-3-2-1 pontos será atribuída no final da classificação final de sábado, mas apenas se os pilotos atingirem a classificação final da corrida no final do domingo. Se uma equipe não conseguir terminar no domingo, os pontos de sábado serão atribuídos à próxima dupla melhor colocada.
A maior mudança é que os pontos do campeonato agora serão concedidos especificamente no desempenho de domingo. A principal razão para a introdução deste sistema de pontos é evitar que os pilotos percorram as etapas de domingo preservando os pneus para a Power Stage de final de rali.
Os competidores lutarão por no máximo sete pontos no domingo. Os pontos serão atribuídos da seguinte forma aos sete melhores competidores através da seguinte escala móvel; 7-6-5-4-3-2-1. A Power Stage permanecerá inalterada, com os cinco pilotos mais rápidos recebendo pontos de bônus, sendo cinco pontos o máximo.
Se um piloto completar um rali perfeito, continuará a marcar um total de 30 pontos de acordo com os regulamentos anteriores. O vencedor do rali ainda será declarado no tempo total de todo o evento, mas em teoria, um piloto pode vencer o rali apesar de não marcar os sete pontos completos no domingo. Um competidor também poderia, teoricamente, marcar mais pontos do que o vencedor do rali.
WRC: Carros de Rally1 agora podem competir sem unidade híbrida
Os regulamentos esportivos agora também permitem que os carros de Rally1 compitam sem uma unidade híbrida, mas eles não serão elegíveis para marcar pontos no campeonato do fabricante e deverão rodar com uma unidade híbrida fictícia montada na mesma posição e com o mesmo peso de uma unidade híbrida funcional. .