Uma sexta-feira como Átila Abreu não via há quatro meses. Mais precisamente desde a segunda etapa da temporada 2023 da Stock Car, em Interlagos. No primeiro dia de atividades no anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, o sorocabano terminou a primeira sessão, o shakedown, na quarta posição, e o primeiro treino livre na terceira. Depois de muito trabalho nas últimas etapas, o carro da Pole Motorsport encontrou um bom acerto para as longas retas do circuito goiano.
Vale lembrar que a equipe comandada por Joselmo Barcik, o Polenta, tem tradição de bons acertos para os anéis externos na Stock Car. Átila Abreu, já correndo pela Pole Motorsport, foi o último vencedor da maior categoria do automobilismo brasileiro no Autódromo Internacional de Curitiba, justamente no anel externo. Com tudo isso, a expectativa do sorocabano para um bom desempenho neste fim de semana aumentou muito, ainda mais com o novo formato da classificação, sem o uso do vácuo.
Neste fim de semana, a disputa pela pole position será diferente por causa do anel externo. Os pilotos serão divididos em grupos de quatro carros, de acordo com a classificação do campeonato, espaçados para não terem a vantagem do vácuo, e terão direito a quatro voltas cronometradas. Átila Abreu será o segundo carro do sétimo grupo neste sábado. Ele poderá ter a vantagem de pegar a pista mais emborrachada, mas, em contrapartida, com a temperatura mais alta. Com tudo isso, a classificação pode ter contornos de loteria se as condições climáticas variarem muito.
A classificação para a sétima etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.
O que ele disse:
“A gente conseguiu evoluir o carro. De manhã, a gente tinha um pouco menos de performance em reta e achamos um pouquinho dessa velocidade. O carro sempre esteve competitivo, mas é difícil analisar só pelos tempos de volta, porque tem muito carro na pista e não é difícil pegar o vácuo de alguém e ganhar dois, três décimos de vantagem. É difícil comparar porque não dá para saber quem estava de cara para o vento, como vai ser na classificação. E como o qualifiying vai ser separado, você vai ter de vir de cara para o vento. E aí sim a gente vai sabendo do nosso potencial. O carro equilibrado, temos velocidade nos dois cenários. Fazendo mais uns pequenos ajustes, tenho certeza de que a gente vai estar muito bem. Parece um fim de semana muito promissor.”
“O novo formato de classificação é justo, porque está todo mundo junto aqui, o vácuo manda muito. Eu mesmo fui um dos carros que quase bati porque um cara foi deixar o outro passar para não perder o vácuo, e entrou na minha frente. E tive de passar reto, quase bati. Então começa a ficar um negócio meio perigoso para todo mundo. De cara para o vento é uma situação parecida para todo mundo. Seria mais complicado se tivesse chance de chover, o que não é o cenário para o sábado. É um formato bom e fica um pouco mais justo para todo mundo.”
Átila Abreu
Cronograma – Stock Car – Etapa 7 – Goiânia (Anel Externo)
Sábado, 26 de agosto:
08:45 – Treino Livre 2
12:00 – Warm Up
13:00 – Classificação
Domingo, 27 de agosto:
13:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)