O piloto Mobil™ Dudu Barrichello selou mais um fim de semana consistente com o Toyota Corolla #91 na Stock Car. Com uma boa estratégia e escolhas adequadas na pista, ele largou em oitavo e terminou em sexto na corrida deste domingo em Belo Horizonte. A etapa coloca o piloto de vez na disputa pela liderança do campeonato: Dudu chegou à capital mineira em quinto na tabela, a 53 pontos da liderança, e deixa o circuito de rua no entorno do Mineirão em quarto, a apenas seis tentos do primeiro colocado.
Depois de conquistar seu primeiro pódio do ano no sábado, Rubens Barrichello arriscou na estratégia no domingo. O bicampeão da Stock Car liderava a corrida quando o safety car foi acionado no meio da janela de paradas. Ele teve que fazer o serviço no carro #111 depois da relargada e acabou perdendo posições, para terminar em 15º.
“Foi bem bacana o fim de semana. Fico muito feliz com os resultados. É inacreditável o trabalho desta equipe, muito constante. Podemos ver ao longo do ano, que nem sempre tivemos como ganhar corridas, mas a gente está sempre ali perto. Isso faz a gente figurar bem no campeonato e me deixa muito feliz. Os treinos livres aqui foram horríveis para nós e depois a gente se encaixou de um dia para o outro. O pessoal revirou o carro de ponta cabeça e fez um trabalho exemplar que me permitiu sair daqui com um quarto e um sexto. Foram resultados sensacionais para o nosso campeonato. Hoje, honestamente, acho que não consegui aproveitar 100% das oportunidades. Claro que entre essas paredes de concreto é difícil tomar as decisões, mas agora pensando teria feito outras escolhas, que talvez pudessem ter me colocado uma ou duas posições à frente. Mas não posso reclamar, porque foi mais uma etapa muito consistente. Fico feliz com o fim de semana e o único ponto triste é o pit do meu pai. Acaba que só um carro pode parar no início da janela e fui eu, então sinto muito por causa dele”, disse Dudu Barrichello.
A jornada deste domingo foi interrompida por duas intervenções do safety-car e uma bandeira vermelha. Dudu e Rubinho largavam no top10 por fora, com o pai em sexto duas posições à frente do #91. Quando o pelotão se acomodou, Rubinho era sétimo e Dudu nono. Rubens ainda foi hábil para realizar uma ultrapassagem na volta 7, quando foi aberta a janela de pit-stops. Dudu entrou no box imediatamente para trocar dois pneus.
Os ponteiros foram parando e, na volta 9 Rubinho assumiu a liderança com uma tocada forte. Ele era um dos mais rápidos da pista e tentava ganhar tempo longe do tráfego para ganhar posições no ciclo de paradas. Eis que o safety-car foi acionado, agrupando o pelotão. Depois ainda seria acionada bandeira vermelha, travando o tempo de prova. Rubens permanecia em primeiro, devendo uma parada, Dudu era 17º.
Quando a corrida relargou o ex-F1 levou seu carro para os pits e fez as trocas de pneus obrigatórias. Logo houve outra intervenção do carro de segurança, o que permitiu ao #111 se reposicionar no fim da fila, em 19º.
Os outros concorrentes que tinham optado por parar no fim da janela então foram parando, e a dupla Mobil™ protagonizando ultrapassagens e herdando posições de quem entrava nos pits. Rubens saiu do box em 19º e avançou mais quatro postos, para receber a bandeirada em 15º. Dudu era oitavo na penúltima volta, quando outros dois concorrentes entraram no box. Ele então recebeu a bandeirada em sexto.
“Hoje a gente deixou a desejar, éramos extremamente rápidos e por isso decidimos ficar na pista, para tentar ganhar mais posições, mas tinha o risco do safety car que nos pegou no pulo. Aí quando a gente fica para fora acaba perdendo muitas posições. Entrou outro safety car, ainda consegui voltar para o bolo para fazer mais uma ultrapassagem, mas hoje era mais um dia para terminar mais para frente, até brigar pelo pódio. Mas estou feliz de ter vivido isso aqui e vamos para a próxima”, disse Rubens Barrichello.
A próxima etapa da Stock Car acontece no Velopark entre 5 e 8 de setembro.