Menu
in

Gianluca Petecof dá vitória à Shell na Stock Car em Cascavel

Pane no turbo do carro de Ricardo Zonta após o pit arruina dobradinha da Shell

Foto por José Mário Dias

Maior patrocinadora do esporte a motor no planeta, a Shell teve um sábado de Stock Car em Cascavel digno de sua reputação. Gianluca Petecof largou em quarto, assumiu a liderança e controlou a prova com autoridade para vencer pela segunda vez na carreira.

A dobradinha com Ricardo Zonta escapou por uma pane no turbo do motor do ex-F1. Zonta largou em segundo e era o líder quando entrou nos pits na janela de paradas obrigatórias. Mas, na saída do pitlane, seu SUV falhou e ele se arrastou de volta para os pits da equipe Shell-RCM. Depois revelou ter tido problema no turbo, que “sumiu” do novíssimo Stock Car depois que o paranaense desativou o limitador de velocidade do pit-stop.

O dia começou com o classificatório, com os dois pilotos Shell avançando até o Q2 com tranquilidade. Petecof finalizou sua participação na tomada de tempo em nono, ficando a apenas 0.022s do grupo que avançou ao Q3. Zonta foi 11º.

Por força da regra do grid invertido para a corrida de sprint, Zonta largou em segundo e Gianluca em quarto. 

Zonta segurou o segundo lugar atrás de Rafael Suzuki no apagar das luzes, enquanto Petecof respeitou o espaço de Felipe Massa e ficou a primeira volta em quarto. Mas logo o jovem piloto Shell superou o carro #19 na volta 2.

Os dois carros Shell eram mais velozes que o líder e, após cinco minutos de prova, Petecof passou Zonta na reta. Ele então superou Suzuki na tomada da curva 5, em movimento que Zonta replicou na tomada da curva zero.

A janela de paradas obrigatórias foi aberta, com Petecof parando logo na primeira oportunidade. Zonta seguiu acelerando forte.

Com o fim do ciclo de paradas, Zonta teve que retirar seu carro. Gianluca retomou a liderança e controlou a distância para Gaetano di Mauro até a bandeirada.

Foi sua segunda vitória em corrida de sprint na Stock Car e a primeira na temporada 2025, logo na segunda prova do ano.

Petecof agora aparece em terceiro no campeonato, com 55 pontos. Ricardo Zonta é apenas o 29º, com os quatro tentos conquistados na prova de recuperação em Interlagos.

Neste domingo acontece a corrida principal do fim de semana, com largada marcada para 14h10. A prova terá 50 minutos de duração mais uma volta, com transmissão da Band e canais Sportv.


O que eles disseram:
“Estou muito feliz. Essa vitória tem um gosto especial, após uma etapa muito difícil em Interlagos, cheia de problemas, demos a volta por cima. Aqui eu tinha velocidade o tempo todo e assumi a liderança antes dos pits. Foi uma corrida perfeita. Achava que ia sair em primeiro e quando eu vi o Gaetano chegando, falei que precisava dar tudo o que tinha. Queimei os pushes, porque não é todo dia que temos condição de lutar pela vitória para a Shell. Então o gosto desse primeiro lugar é magnífico, mesmo sabendo que amanhã pode ser um pouquinho mais difícil”
Gianluca Petecof

“O carro estava muito rápido, muito bom. Vinha cuidando dos pushes para gastar depois do pit stop. Estava liderando a corrida e quando eu soltei o pit limit depois da parada sumiu o turbo. Metade da potência do carro novo é o turbo… Resetei o carro e tentei voltar mas não funcionou. Ia ser dobradinha da Shell comigo em primeiro ou segundo. Ia disputar até o fim com o Gianluca pela Shell. Uma pena. Perdemos uma vitória”
Ricardo Zonta


Stock Car – Cascavel – Etapa 2:
Domingo, 25 de maio
14:10 – Corrida 2 (50 minutos +1 volta)

Escrito por Ferrari Promo

Leave a Reply

Sair da versão mobile