Piloto Shell faz estratégia ousada para avançar neste sábado no Velopark
A corrida sprint da oitava etapa da temporada 2024 da Stock Car começou como é de hábito no Velopark: caótica. Um acidente na largada tirou vários pilotos da corrida e atrasou outros. Um deles foi Ricardo Zonta, que largava na 22ª posição. Mas o piloto da equipe Shell-RCM evitou uma pancada mais forte, sobreviveu e, com uma estratégia ousada, ganhou sete posições para terminar em 15º neste sábado.
O resultado manteve o piloto Shell na terceira posição do campeonato com 563 pontos, 32 atrás do líder. Diante do cenário complicado que se desenhava para o sábado no apertado e travado circuito do Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, Ricardo Zonta conseguiu minimizar os danos e se manter bem na busca do tão sonhado título da Stock Car em 2024.
Largando na 22ª posição, Zonta teve problemas logo na primeira curva, quando precisou evitar um acidente envolvendo vários carros. Logo na relargada, na sexta volta, o paranaense ganhou três posições. E apostou em uma permanência mais longa na pista, mesmo com o risco de uma nova entrada do safety car, para subir na classificação. Deu certo: ele parou na 20ª volta, voltou em 17º e ganhou mais dois postos até o fim da corrida. Sete posições recuperadas em uma pista complicada.
Neste domingo, Zonta larga novamente na 22ª posição no Velopark, que é a menor pista do campeonato da categoria, com 2.278 metros e nove curvas. A programação da etapa será concluída com a corrida principal com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv e da Band.
O que ele disse:
“No sábado, a classificação é muito importante. Diria que é 70% do resultado de uma corrida com a posição em que você larga. Foi uma pena porque fui bem em todos os treinos e na classificação cometi um erro na curva 2 na minha volta rápida. Na outra, peguei trânsito e não deu para ser rápido. Acabei sendo prejudicado com isso, largando em 22º. Na corrida de sábado, conseguimos um 15º lugar, só que largando lá de trás tudo é muito difícil, ainda mais em uma corrida curta, com todo mundo tentando sobreviver também. Na corrida de domingo, largaremos em 22º de novo. Mas como é uma corrida de 50 minutos, talvez eu tenha mais chances. O carro está muito bom. É só fazer o trabalho direito para a gente ir para a frente.”
Ricardo Zonta
Cronograma – Stock Car – Etapa 8 – Velopark, Nova Santa Rita, RS
Domingo, 8 de setembro:
12:30 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)