Rafael Suzuki voltou a subir na classificação do campeonato da Stock Car após uma respeitável série de ultrapassagens na corrida de sprint deste sábado (27) em Goiânia. O piloto do Chevrolet Cruze #8 largou em 14º e recebeu a bandeirada em oitavo, coroando 30 minutos de muita luta sob o forte calor goiano — a temperatura da pista apresentava 46ºC na largada.
Assim, a última ultrapassagem do piloto da equipe TMG Racing foi na reta final, com ele avançando de nono para oitavo praticamente na bandeirada. O concorrente ultrapassado terminou a prova a 0.038s de Suzuki no resultado oficial. Com os pontos conquistados em Goiânia, Suzuki subiu de nono para sétimo na tabela de classificação, indo a 361 tentos em 11 corridas na temporada.
“Considerando que largamos em 14º, terminar em oitavo em uma corrida tão curta é bom. Mas a gente falhou na classificação: houve um problema no sensor do motor e andamos com menos potência. Um problema como o do Velocitta. Aí obviamente não era para largar tão atrás. Agora vamos tentar recuperar a classificação difícil. Mas tirando este problema, que foi resolvido para a corrida, não foi um dia ruim não”, disse Rafael Suzuki.
Foi uma importante jornada de recuperação, após sua máquina apresentar problemas no classificatório. Um sensor danificado no motor tirava rendimento do carro e assim Suzuki foi incapaz de ir além do 14º lugar no grid.
Partindo da sétima fila à tarde com a peça reparada, o desempenho da véspera voltou ao bólido da TMG Racing. Com escolhas precisas e o uso inteligente do botão de ultrapassagem, Suzuki teve a oportunidade de galgar o pelotão. E tirou proveito máximo.
Estratégia de Rafael Suzuki
Ele evitou as confusões de meio de pelotão na largada, avançando para 13º na primeira volta. No giro seguinte superou outro concorrente e, na terceira volta, já aparecia em 12º. Na quinta passagem pela reta principal, o Cruze #8 era 11º e ele então entrou nos pits em sétimo lugar para a parada obrigatória no box na volta 9.
Suzuki retornou em 12º e seguiu evoluindo. Ele era nono na volta 15, quando foi encerrada a janela de paradas obrigatórias. A disputa no top10 era intensa, com muitos pilotos poupando o uso de botão de ultrapassagem para a corrida de domingo, que paga mais pontos. Na 21ª e última volta, Suzuki acreditou até a bandeirada e avançou mais uma posição, para terminar em oitavo.
Ele larga novamente em 14º para a corrida principal deste domingo, que encerra a etapa com o grid da classificação do sábado, às 14h (de Brasília). A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.