in

Ricardo Zonta abre a temporada da Stock Car com sexto lugar para Shell em Goiânia

Ricardo Zonta mostrou mais uma vez performance de protagonista na Stock Car com as cores da Shell na Stock Car. Vice-campeão em 2020 e terceiro colocado no campeonato do ano passado, quando a categoria tinha diferentes regulamentos desportivos, Zonta mais uma vez foi um dos destaques na abertura da temporada, em Goiânia.

Depois de terminar os dois treinos livres no top5 na sexta-feira, o ex-F1 abriu o sábado com uma respeitável performance no treino classificatório. Zonta avançou ao Q2 e depois se credenciou para disputar a pole no Q3, contra outros sete adversários.

A fase final do treino acabou prejudicada com a chegada de uma chuva sobre o Autódromo Ayrton Senna, o que impediu os tempos de serem melhorados ao longo da sessão. Zonta cravou 1:28.644 no Q3, tempo que rendeu o quinto lugar na tomada de tempo. É nesta posição que o piloto Shell larga neste domingo para a corrida de 50 minutos que mais pontos distribui no fim de semana.

Por força do novo regulamento, a Stock Car passa a realizar uma sprint race de 30 minutos mais uma volta de duração na tarde de sábado. A prova larga com o grid invertido (12 posições em relação ao resultado do quali). Assim Zonta partiu da oitava posição no grid.

Ele logo tratou de conquistar uma ultrapassagem na primeira volta e sustentou o sétimo lugar em batalha com Lucas Foresti até a janela de paradas obrigatórias ser aberta na volta 6.

Com bom rendimento em seu Toyota Corolla, Zonta ficou na pista até a volta 10, quando entrou nos pits em segundo lugar.

Ele retornou à pista em 14º e foi galgando posições conforme os concorrentes paravam para troca de pneus. Na 15ª volta, todos já haviam realizados os pits e Zonta aparecia em sexto.

Ele permaneceu nesta posição até a bandeirada e é também a mesma posição em que aparece na classificação do campeonato após a primeira corrida de 2024.

Neste domingo a prova de 50 minutos mais uma volta tem largada programada para 12h, com transmissão ao vivo da Band e Sportv.

O que ele disse:

“É uma corrida totalmente diferente. Com 30 minutos de sprint atuamos em regime de classificação em toda volta e, com esse novo modelo de push-to-pass, bem mais curto, ficou mais difícil ultrapassar. Mudou completamente a estratégia dos pilotos dentro do carro e certamente a organização está atenta pois as ultrapassagens são importantes para a categoria. Mas é o começo de uma história que vai ser apresentar mais clara amanhã, quando essa diferença poderá ficar mais clara. Quem gastou mais push hoje não vai ter tanto no domingo e quem poupou hoje poderá fazer a diferença. 

De toda forma é importante começar o ano com bons pontos e estou satisfeito. Tivemos um pequeno erro no pit: o pneu demorou para entrar e perdemos mais ou menos 1.5s. Isso me fez voltar atrás do Casagrande, que eu já havia ultrapassado. Então poderia ter brigado talvez pelo quarto lugar.”

Ricardo Zonta

Stock Car Pro Series – Etapa 1 – Goiânia:

Domingo, 03 de março:
12:00 – Corrida 2 (50 minutos +1 volta)

Avatar

Escrito por Ferrari Promo

Comentários

Loading…

Gianluca Petecof tem dia de adaptação à nova dinâmica da Stock Car em Goiânia

Enzo Elias lidera Sprint Race da Stock Car, briga pelo top10 e quer mais no domingo em Goiânia