O treino classificatório da quinta etapa da Stock Car minou a escalada de Ricardo Zonta, forçando o piloto Shell a cumprir provas de recuperação no sábado e no domingo a partir da nona fila no grid. Mas o ex-F1 completou as duas provas com seu Toyota Corolla #10 íntegro, anotando pontos importantes para a classificação do campeonato. Ele é terceiro colocado na tabela de pontos a apenas um tento do vice-líder.
Zonta tentou se proteger nas voltas iniciais, evitando contato com outros competidores mais afoitos e com bem menos pontos no campeonato. Ele era 18º na volta 3, depois passou a volta 8 em 17º e uma posição à frente no giro seguinte.
A janela de pits então foi aberta, com o paranaense servindo bem sua parada obrigatória. Assim, a equipe Shell-RCM trabalhou de forma eficiente e ele foi mandado de volta para a pista em 15º lugar quando o pelotão restabeleceu sua ordem.
Zonta então passou o segundo stint na mesma posição e agora acumula 405 pontos.
A próxima etapa da Stock Car acontece em Goiânia, no último fim de semana de julho.
O que Ricardo Zonta disse:
A corrida foi muito disputada e, com 50 minutos de corrida, foi grande o desgaste de pneu. A classificação foi crucial. Acabamos largando atrás e ficou muito difícil para recuperar porque as corridas são muito competitivas, todo mundo se toca… E os pushes acabo gastando para defender a posição. No fim é bom sair em terceiro do campeonato, mas vamos trabalhar para voltar ao primeiro lugar novamente”
Stock Car (top10)
- Felipe Baptista 451
- Julio Campos 406
- Ricardo Zonta 405
- Felipe Massa 376
- Bruno Baptista 369
- Dudu Barrichello 363
- Enzo Elias 338
- Gabriel Casagrande 331
- Rafael Suzuki 329
- Guilherme Salas 328