Com muita maturidade e uma boa leitura de corrida, Enzo Bedani levantou mais um top5 em sua temporada na Stock Light. Com um carro problemático em todas as sessões realizadas em Cascavel, o estreante do ano em 2024 e líder do atual campeonato desde a primeira corrida do calendário foi cirúrgico na prova 1: se defendeu como era possível e aproveitou a raríssima oportunidade que se apresentou.
Enzo largou em sétimo e tinha mais ênfase em defender sua posição que velocidade para buscar ataque ao pelotão da frente no desafiador Autódromo Zilmar Beux. Ele chegou a cair para oitavo lugar, superado por outro carro que vinha agressivo com o botão de ultrapassagem acionado.
Então em disputa envolvendo outros carros à sua frente, o caminho ficou obstruído no meio da zona de tangência da curva de entrada na reta principal. Enzo mostrou formidável poder de reação e escolheu o melhor caminho para evitar os dois carros atravessados na pista e os detritos que deixaram. Como resultado, avançou para quinto lugar com astúcia. E assim permaneceu até a bandeirada.
A Corrida
Bedani alinhou o carro #98 em sétimo no grid para a corrida do sábado, depois de um quali muito apertado em que sua máquina não apresentou a performance ideal.
Na hora da largada, ele sustentou bem a linha interna na tomada do Bacião e, sem tomar riscos, fechou a volta inaugural na mesma posição em que havia largado.
O carro de segurança então foi chamado na volta 3, para resgate de um carro danificado na barreira de proteção da curva 1. A relargada veio na abertura da volta 8, com 13 minutos restando no regressivo para abertura da volta final.
Com uso do botão de ultrapassagem, outro competidor passou Bedani na abertura da volta 10. Então, na curva da vitória, dois outros oponentes fizeram contato, ficando atravessados na pista em posição perigosa.
O líder do campeonato leu bem o incidente e adotou trajetória evasiva pela linha intermediária da pista, evitando detritos e avançando para quinto lugar com sagacidade.
Então novamente o carro de segurança foi chamado intervir, para resgate de outro carro bastante danificado que ficou parado na área de escape da curva de entrada da reta principal.
O trabalho de limpeza da pista seria muito demorado e, com pouco tempo restando na contagem regressiva, a direção de prova achou por bem apresentar a bandeira quadriculada, sacramentando o nono top5 de Enzo Bedani em dez corridas da categoria de acesso à Stock Car em 2025.
No domingo acontecem as provas 2 e 3 da etapa de Cascavel, com largada programada para 10:20. Enzo Bedani larga em oitavo. As corridas são exibidas pelos canais Sportv e plataformas da Stock Car em mídias digitais.
O que ele disse:
“A corrida foi movimentada, mesmo com muito tempo atrás do safety-car. Nosso ritmo não era o ideal desde o quali, mas conseguimos avançar e terminar entre os cinco. Isso foi positivo porque sei que na disputa pelo título e pelo prêmio para subir para Stock Car é muito importante terminar com a vitória quando tenho chance, mas, quando não tenho, lutar pelo máximo de pontos possível. E hoje, com tanta bandeira amarela, o máximo foi o quinto lugar. Agora vamos trabalhar para entender como aprimorar o carro e lutar mais à frente amanhã”
Enzo Bedani
Stock Light – Etapa 4 – Corrida 1 (top5):
1. Felipe Barrichello Bartz
2. Leo Reis
3. Ernani Khun
4. Alfredinho Ibiapina
5. Enzo Bedani
Stock Light – Campeonato (top5): *
1. Enzo Bedani – 214 pontos
2. Felipe Barrichello Bartz – 190
3. Leo Reis – 187
4. Alfredinho Ibiapina – 147
5. Guto Rotta – 136
*pontuação extraoficial