Caçula do grid da Stock Light, Gabriel Koenigkan fez uma “corrida de gente grande” no Velocitta para vencer pela primeira vez. Largou na pole, não deu chance para os concorrentes, abriu vantagem, teve sangue frio na relargada para uma volta final e foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada no Velocitta neste domingo.
Foi uma jornada impecável, iniciada na sexta com todos os treinos livres entre os dez mais rápidos, um classificatório muito forte no sábado e uma escalada de 14º para terceiro lugar na corrida 1. A corrida 2 confirmou a performance do piloto da equipe W2 e a corrida 3 acabou abreviada por uma batida na primeira volta.
No apagar das luzes da primeira prova do dia, Gabriel fez valer a vantagem de largar na pole e contornou com segurança a primeira curva na liderança.
Na sequência ele anotou vários trechos roxos e, em questão de duas voltas, já tinha margem superior a 1.5s de vantagem sobre Rafa Martins.
A prova entrou nos 10 minutos finais e a diferença seguia superior a 1s, com o carro #7 inatacável na cabeça do pelotão.
Então na volta 11 foi acionado o safety-car para resgate de um carro batido na barreira de pneus. Restavam menos de quatro minutos para a abertura da volta final.
Veio a relargada para uma volta, e Gabriel novamente não deu chance para quem vinha atrás.
O vice-campeão do FIA Motorsport Games no kart ganhou pela primeira vez em carro de competição, com autoridade de piloto experiente.
Depois de uma breve passagem pelos pits para reabastecimento, ele realinhou seu carro em oitavo para a última largada do fim de semana.
Koenigkan largou bem por fora e contornou a primeira volta em oitavo. Alguns concorrentes colocaram o carro na grama e foi um início de prova caótico. Então após o contorno da Caipirinha havia carros obstruindo o caminho e Koenigkan acabou coletado em um incidente que encerrou seu domingo mais cedo.
A próxima etapa da Stock Light é a decisão do campeonato, em Brasília, nos dias 29 e 30 de novembro.
O que ele disse:
“A sensação de vencer é indescritível, essa vitória representa todo trabalho que estamos fazendo desde o começo do ano e na primeira pista repetida do ano conseguir a vitória é muito bom. Estou muito feliz e só tenho que agradecer. O carro estava muito bom desde o começo e já sabia que tínhamos potencial para fazer o que conseguimos fazer, estava muito concentrado e agora dedico essa conquista para a minha família.”
Gabriel Koenigkan