Em mais um dia de muito aprendizado na Stock Car, o estreante Arthur Gama teve uma jornada produtiva com o SUV #9 em Curvelo. Depois de classificar o carro na 28ª posição na classificação pela manhã, o Arthur Gama e a equipe Full Time traçaram uma estratégia de recuperação para a corrida do sprint e logo na primeira volta o plano aparentava dar certo.
O estreante, de 20 anos de idade, cravou uma largada formidável avançando 11 posições, saltando de 28º para 17º em poucas curvas. No entanto, a manobra foi analisada pelos comissários, que aplicaram um drive-through ao carro #9 sob a alegação de queima de largada. A penalidade foi cumprida na volta 5, jogando Gama para o 21º lugar e aí continuou com um ritmo consistente, tentando recuperar terreno. A esperança era uma bandeira amarela, que não veio, e com isso ele passou boa parte da prova distante do pelotão principal.
O pit stop veio na volta 9 e, sem incidentes até a bandeirada, Arthur cruzou a linha de chegada em 26º. Mesmo longe do resultado esperado, o piloto conseguiu administrar o uso dos botões de ultrapassagem, guardando-os como trunfo para a corrida principal deste domingo, às 12h10, com transmissão ao vivo pelo BandSports, SporTV e YouTube oficial da Stock Car, além de exibição em TV aberta pela Band.
Após a prova, o piloto foi ouvido pelos comissários na torre, e avaliou o episódio da largada como mais uma etapa de seu aprendizado na mais disputada categoria do automobilismo brasileiro.
O que ele disse:
“Encerramos o sábado com um pouco de frustração, porque acabei recebendo um drive-through por queima de largada. É uma situação complicada: eu estava me posicionando no grid, acelerei e, com o buraco do turbo, o pessoal acabou abrindo um pouco à frente. Quando comecei a recuperar, já estava freando para me aproximar e, justamente nesse momento, as luzes se apagaram. Tirei o pé, mas ainda vinha cerca de 30 km/h mais rápido que os demais, e os comissários entenderam como uma queima de largada. Faz parte. É aprendizado. Da próxima vez já vou saber lidar melhor com isso e tentar controlar a velocidade nesse tipo de situação. Agora é levantar a cabeça, focar no domingo e buscar um bom resultado.”
Arthur Gama
Cronograma – Stock Car – Etapa 5 (Curvelo):Domingo, 17 de agosto:
12:10 – Corrida 2 (50 min + 1 volta)