O campeonato de pilotos de 2023 do TCR South America Banco BRB será decidido na última etapa entre os argentinos Ignacio Montenegro e Bernardo Llaver e o brasileiro Raphael Reis. Após os três descartes obrigatórios feitos pelos competidores, o carro #23 da Squadra Martino lidera com uma vantagem de 42 pontos sobre seu compatriota e 83 sobre o carro #77 da W2 Pro GP. A jornada em Cascavel renderá uma pontuação máxima de 85, incluindo a classificação e as duas corridas do fim de semana.
Em sua primeira temporada completa, Montenegro teve um ano praticamente perfeito, com apenas três abandonos que foram descartados para manter seus 435 pontos. Além de seus excelentes resultados em muitas corridas, seu desempenho na classificação foi notável, conquistando 54 pontos ao longo das nove etapas.
O principal concorrente será Llaver, outro estreante em tempo integral no TCR South America Banco BRB. O argentino, com o novo Toyota Corolla, foi um dos mais consistentes do ano. Os descartes de El Pinar 2 (15 pontos) e Velocitta 1 (18) mostram claramente a excelente temporada do piloto e da equipe. Em Cascavel, ele terá a difícil missão de reduzir a vantagem de 42 pontos para seu compatriota.
Embora esteja mais distante, mas ainda com chances matemáticas, o brasileiro Reis mais uma vez mostrou em 2023 por que é o “recordista” histórico em corridas disputadas (44), vitórias (5) e pole-positions (6) do TCR South America Banco BRB. Assim como em 2022, a equipe W2 Pro GP chega à última etapa com chances, mas algo extraordinário teria que acontecer para que a coroa vá para o Brasil.
Outro campeonato que será decidido em Cascavel é o da Copa Trophy. Os campeões de 2021 e 2022, Adalberto Baptista e Fabio Casagrande, respectivamente, chegam separados por apenas 10 pontos. Nesta categoria, não há descartes de acordo com o regulamento, o que certamente levará a decisão do título até a última volta.
Um pouco mais definida, mas ainda com três equipes na disputa pelo primeiro lugar, está a classificação por equipes. A Squadra Martino lidera com 781 tentos, 132 à frente da W2 Pro GP e 155 à frente da Toyota Team Argentina, com 157 pontos restantes.
No TCR Brasil Banco BRB, o campeonato de pilotos também teve suas três competições que precisavam ser descartadas de acordo com o regulamento. Neste caso, nove pilotos têm chances de se tornar o primeiro campeão da história da categoria. Montenegro, Reis, Galid Osman, Juan Ángel Rosso, Pedro Cardoso, Juan Manuel Casella, Fabián Yannantuoni, Rafael Suzuki e Diego Nunes competirão pela coroa em uma última etapa repleta de emoções.
No domingo, 3 de dezembro, teremos novos campeões que se juntarão à lista que já inclui o espanhol Pepe Oriola e o argentino Fabricio Pezzini.
CAMPEONATO DE PILOTOS
1° Ignacio Montenegro (ARG) 435 puntos
2° Bernardo Llaver (ARG) 393
3° Raphael Reis (BRA) 353
CAMPEONATO COPA TROPHY
1° Adalbero Baptista (BRA) 527
2° Fabio Casagrande (BRA) 517
CAMPEONATO DE EQUIPOS
1° Squadra Martino (ARG) 781
2° W2 Pro GP (BRA) 649
3° Toyota Team Argentina (ARG) 626