Uma punição de cinco segundos acabou com o domínio de Pedro Cardoso no TCR South America no Uruguai. Por um toque em Raphael Reis, Pedro Cardoso foi punido e a vitória acabou nas mãos do brasiliense do Cupra Leon VZ TCR #77 preparado pela W2 ProGP. O piloto do Peugeot 308 TCR da PMO Racing caiu para a segunda posição.
“A gente esperava a vitória hoje, a pista em uma condição bem complicada. Acabei levando um toque, mas vamos atrás, procurar o que é correto. A categoria vem aceitando muitos toques e já é do outro piloto procurar a manobra que sempre leva à batida. Ele é sempre assim. Mas o campeonato é longo, ainda assim foi um segundo lugar, estamos reagindo, teremos outra corrida, o carro está rápido e vamos para cima”, disse Raphael Reis antes do anúncio da punição.
Seria a terceira vitória seguida de Pedro Cardoso no TCR South America. Leonel Pernía completou o pódio com mais um Peugeot da PMO Racing.
“Estou muito feliz, parabéns à equipe PMO Racing que me entregou um carro excepcional mesmo com 40 quilos de lastro e consegui vencer a corrida. Uma disputa muito limpa com Raphael Reis. Ele errou, havia o espaço, já estava lá e consegui a ultrapassagem. Aumentei a vantagem no campeonato. Mas temos uma segunda corrida ainda neste domingo e vamos buscar mais pontos”, disse Pedro Cardoso após a prova.
A corrida
Na largada, Raphael Reis manteve a ponta, seguido por Pedro Cardoso e Norberto Fontana. Mas o safety car entrou ainda na primeira volta, por causa da escapada de Diego Noceti, tocado por Digo Baptista. O uruguaio chegou a tocar a barreira de pneus, mas conseguiu levar o carro de volta aos boxes.
Na relargada, Raphael Reis manteve a ponta. Mais atrás, Fontana foi tocado por Fabián Yannantuoni, mas segurou o carro na pista sem perder posições. Logo depois foi a vez de Yannantuoni errar, sair da pista e cair para o fim do pelotão.
No fim da sexta volta, Raphael Reis foi tocado por Pedro Cardoso, perdeu tempo e acabou sendo superado pelo rival, que assumiu a ponta. Mais atrás, Fontana saiu da pista e caiu para a oitava posição. E em um duelo argentino, Matías Rossi passou Juan Ángel Rosso para assumir a sexta posição.
Na décima volta, Rosso, vice-líder do campeonato, teve problemas em seu carro e parou na área de escape com muita fumaça em seu carro. Com isso, Pedro Cardoso e Raphael Reis, seus principais rivais na luta pelo título do TCR South America Banco BRB, acabaram beneficiados com o azar do argentino.
Com um bom desempenho e uma sequência de melhores voltas, Pedro Cardoso abriu uma vantagem de mais de quatro segundos na liderança, mas perdeu a vitória com uma punição de cinco segundos. Com isso, Raphael Reis venceu a primeira corrida do TCR South America Banco BRB em Mercedes. Cardoso foi o segundo colocado e Leonel Pernía completou o pódio em terceiro. Pela Copa Trophy, um triunfo uruguaio com Enrique Maglione, o oitavo na classificação geral da prova.