in

Juan Manuel Casella e Nacho Montenegro largam na pole do Endurance do TCR Brasil Banco BRB em SP

São Paulo, 13 de abril de 2024 – Pole estrangeira na primeira classificação da temporada 2024 do TCR Brasil Banco BRB no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Na soma dos tempos do Q1 e do Q2, o uruguaio Juan Manuel Casella e o argentino Ignacio “Nacho” Montenegro vão largar na pole position da etapa de endurance neste domingo com um Honda Civic da Squadra Martino. Os brasilienses Raphael Reis e Lucas Foresti, com o novo CUPRA da W2 Pro GP ficaram com a segunda posição no grid de largada deste domingo, uma à frente dos companheiros Galid Osman, atual campeão brasileiro, e Felipe Lapenna.

Na classe Trophy, a primeira posição ficou com a dupla Marcos Regadas e Rafael Suzuki, com um Lynk & Co da PMO Full Time Motorsport. Eles vão largar na sétima posição do grid no geral, uma à frente de seus principais rivais, os brasileiros Guilherme Reischl e Guilherme Salas, com um novo CUPRA da W2 Pro GP.

Gui Salas é o mais rápido no Q1

Com o novo CUPRA da W2 Pro GP, Guilherme Salas foi o mais rápido na primeira parte da classificação, com uma volta espetacular com o cronômetro quase zerado. Ele marcou o tempo de 1:43.846, apenas 158 milésimos à frente de Nacho Montenegro, com um Honda Civic da Squadra Martino. O argentino dominou quase toda a sessão, e perdeu o melhor tempo apenas na última volta cronometrada. Lucas Foresti ficou em terceiro, seguido por Lucas Fecury e Celso Neto. Felipe Lapenna, que corre em dupla com o atual campeão Galid Osman, fechou a lista dos seis primeiros colocados.

Raphael Reis é o melhor no Q2

O enredo da segunda parte da classificação foi bem parecido com o da primeira. Raphael Reis dominou todo a classificação, chegou a perder a ponta momentaneamente, mas recuperou com o cronômetro zerado. Com 1:43.632, o brasiliense com um CUPRA da W2 Pro GP superou o companheiro Galid Osman, atual campeão do TCR Brasil, por 249 milésimos. Digo Baptista foi o terceiro, seguido por Juan Manuel Casella e Pedro Cardoso.

Vale lembrar que o formato da corrida de Endurance foi alterado para 2024. Ela será dividida em duas partes: a primeira terá 40 minutos e terminará com uma neutralização para entrada nos boxes dos carros para reabastecimento, reparos e troca de pilotos. Após um intervalo de 20 minutos, os carros alinharão na saída dos boxes na ordem em que terminaram a primeira parte, saindo atrás do safety car para uma relargada na volta seguinte. A partir da saída dos boxes, os 40 minutos começam a correr até a bandeira quadriculada, que marcará o término da Endurance.

A primeira etapa do TCR Brasil terá transmissão ao vivo do Bandsports neste domingo. As corridas serão mostradas a partir de 12h20 (de Brasília), direto de Interlagos.

O que eles disseram:

“Muito contente com o resultado. Antes de tudo eu quero agradecer ao Casella e a Squadra Martino pelo convite e a todos os envolvidos. Não consegui fazer uma boa volta, cometi alguns erros, mas mesmo assim consegui a pole position. Segunda pole em Interlagos e isso é ainda mais especial por ser uma corrida ‘fora de casa’ para mim. Agradeço mais uma vez a todos que fizeram possível essa dupla e espero ajudar o Casella a abrir o ano com bons pontos pensando na temporada.”
Ignacio Montenegro

“É incrível fazer a pole em Interlagos e isso me deixa muito feliz. Ano passado andamos muito bem aqui e este ano estamos ainda melhores. Tivemos treinos difíceis, mas conseguimos classificar bem. A volta do Nacho foi ótima, já que é a somatória das duas melhores passagens. Agradeço a ele e a todos da equipe por hoje. Amanhã o ideal é uma boa largada e conseguir abrir bem para economizar o equipamento em duas corridas longas de 40 minutos.”
Juan Manuel Casella

“A gente tinha um carro muito bom para o quali. É a primeira vez do carro na pista e começamos desenvolvendo treino a treino, volta a volta. Conseguimos encaixar no final do último treino livre apenas. Aí fomos para o quali sem saber exatamente o que esperar, mas o carro se apresentou muito rápido e conseguimos o melhor tempo do quali. Infelizmente meu companheiro foi atrapalhado na sua melhor volta do pneu e ficamos ali sem alguns décimos que faltaram para repetir a pole na abertura do campeonato. Mas acontece… infelizmente não vamos começar o campeonato como nos últimos anos, mas espero que neste ano a gente termine diferente dos outros, sendo campeão no fim do ano.”
Raphael Reis

“Acho que foi um bom começo. Na verdade, no classificatório do Lapenna, ele não conseguiu dar uma volta a mais e era a melhor volta do pneu. Isso deixa a gente um pouco frustrado, mas largando de P3 temos muitas chances de fazer amanhã duas ótimas corridas e quem sabe sair daqui com mais uma vitória.”
Galid Osman

“Foi muito bom pelo fato de ter sido o primeiro Trophy e ter virado a mesma coisa que o Rafa Suzuki virou com 25 kg a mais. Então acho que para mim isso já é uma vitória. Mas o Rafa pegou um carro ruim, a gente mexeu no acerto para ir para a tomada. A gente fica muito animado para a corrida, porque a gente sabe que tem muito para crescer. O Rafa é um cara que anda sempre na frente e eu tenho certeza que depois de fazermos isso, vamos conseguir escalar o grid. A gente está largando em uma posição relativamente boa, com o sétimo tempo na geral. Então acho que não está tão ruim para o carro que a gente pegou, que estava bem desequilibrado. Mas estou feliz. Acho que vai dar certo.”
Marcos Regadas

“Eu abri a última volta no limite do cronômetro, faltava muito pouco tempo e sabia que tinha que virar o tempo nela. Apostei tudo e consegui uma ótima volta na bacia das almas. Agora vamos ver o que o Reischl faz no quali dele e já vamos começar a pensar na corrida de amanhã. Agradeço a todos pelo apoio ao longo da etapa.”
Guilherme Salas

Cronograma – TCR Brasil Banco BRB – Interlagos, São Paulo

Domingo, 14 de abril de 2024
12:21 – Corrida Endurance (40 minutos)
13:04 – Neutralização
13:05 – Reabastecimento, reparo e troca de pilotos
13:22 – Corrida Endurance (40 minutos)

Horários de TV:

Brasil
Domingo, 14 de abril de 2024
Corrida – BandSports
Pós Corrida  – (Streaming: MotorsportTV, Grande Prêmio, TCRTV e Youtube)

Argentina
Domingo, 14 de abril de 2024
Corrida – TyC Sports

Uruguai
Domingo, 14 de abril de 2024
Corrida – Canal 4

Comentários

Loading…

Alex Seid larga da terceira posição na etapa de Goiânia da NASCAR Brasil Sprint Race

Pascal Wehrlein, piloto de Fórmula E

Rowland falha e Wehrlein herda vitória na última volta do E-Prix de Misano