Pole estrangeira na primeira classificação da temporada 2024 do TCR Brasil Banco BRB no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Na soma dos tempos do Q1 e do Q2, o uruguaio Juan Manuel Casella e o argentino Ignacio “Nacho” Montenegro vão largar na pole position da etapa de endurance neste domingo com um Honda Civic da Squadra Martino. Os brasilienses Raphael Reis e Lucas Foresti, com o novo CUPRA da W2 Pro GP ficaram com a segunda posição no grid de largada deste domingo, uma à frente dos companheiros Galid Osman, atual campeão brasileiro, e Felipe Lapenna.
Na classe Trophy, a primeira posição ficou com a dupla Marcos Regadas e Rafael Suzuki, com um Lynk & Co da PMO Full Time Motorsport. Eles vão largar na sétima posição do grid no geral, uma à frente de seus principais rivais, os brasileiros Guilherme Reischl e Guilherme Salas, com um novo CUPRA da W2 Pro GP.
Gui Salas é o mais rápido no Q1
Com o novo CUPRA da W2 Pro GP, Guilherme Salas foi o mais rápido na primeira parte da classificação, com uma volta espetacular com o cronômetro quase zerado. Ele marcou o tempo de 1:43.846, apenas 158 milésimos à frente de Nacho Montenegro, com um Honda Civic da Squadra Martino. O argentino dominou quase toda a sessão, e perdeu o melhor tempo apenas na última volta cronometrada. Lucas Foresti ficou em terceiro, seguido por Lucas Fecury e Celso Neto. Felipe Lapenna, que corre em dupla com o atual campeão Galid Osman, fechou a lista dos seis primeiros colocados.
Raphael Reis é o melhor no Q2
O enredo da segunda parte da classificação foi bem parecido com o da primeira. Raphael Reis dominou todo a classificação, chegou a perder a ponta momentaneamente, mas recuperou com o cronômetro zerado. Com 1:43.632, o brasiliense com um CUPRA da W2 Pro GP superou o companheiro Galid Osman, atual campeão do TCR Brasil, por 249 milésimos. Digo Baptista foi o terceiro, seguido por Juan Manuel Casella e Pedro Cardoso.
Vale lembrar que o formato da corrida de Endurance foi alterado para 2024. Ela será dividida em duas partes: a primeira terá 40 minutos e terminará com uma neutralização para entrada nos boxes dos carros para reabastecimento, reparos e troca de pilotos. Após um intervalo de 20 minutos, os carros alinharão na saída dos boxes na ordem em que terminaram a primeira parte, saindo atrás do safety car para uma relargada em fila indiana na volta seguinte. A partir da saída dos boxes, os 40 minutos começam a correr até a bandeira quadriculada, que marcará o término da Endurance.
A primeira etapa do TCR Brasil terá transmissão ao vivo do Bandsports neste domingo. As corridas serão mostradas a partir de 12h20 (de Brasília), direto de Interlagos.