Menu
in

Mikel Azcona venceu uma corrida emocionante em La Pedrera e Fabián Yannantuoni foi o melhor do TCR South America Banco BRB

Extremamente confusa, a primeira corrida da segunda etapa disputada em conjunto pelo TCR World Tour e o TCR South America Banco BRB no Autódromo José Carlos Bassi, no Parque de La Pedrera, em Villa Mercedes, na provincia de San Luis, na Argentina, teve o domínio da BRC Hyundai N Squadra Corse. Após uma ultrapassagem na última volta, o espanhol Mikel Azcona liderou a dobradinha da marca sul-coreana, que ainda teve o húngaro Norbert Michelisz na segunda posição. O inglês Rob Huff, da Audi Sport Team Comtoyou, completou o pódio em terceiro.

Pelo TCR South America Banco BRB, domínio argentino e da Toyota. A vitória ficou com Fabian Yannantuoni, que ficou em uma ótima quinta posição no geral com o Corolla da Paladini Racing, seguido pelo seu companheiro Juan Angel Rosso, sétimo colocado. Oitavo, Bernardo Llaver completou o pódio sul-americano. Pedro Cardoso, com um Hyundai, foi o melhor brasileiro, em 10º. 

Na Copa Trophy, a vitória na primeira corrida do fim de semana ficou com o brasileiro Adalberto Baptista, que terminou na 17ª posição no geral. 

A segunda corrida da etapa conjunta do TCR World Tour e do TCR South America Banco BRB será disputada neste domingo às 12h10. A pole position é do Nestór Girolami. Os canais por assinatura ESPN 4 e Star + transmitem para o Brasil.

A corrida:

Ao contrário das outras etapas do TCR South America Banco BRB, a segunda em conjunto com o TCR World Tour, a primeira corrida foi disputada de forma isolada na tarde de sábado, poucas horas após a classificação. Com baixa temperatura, 7°C no ambiente e 15°C na pista, os pilotos tiveram de encarar pista úmida na largada.

No início, o húngaro Norbert Michelisz pulou melhor e assumiu a ponta antes da primeira curva. Mas perdeu a liderança ainda na primeira volta, quando foi atacado por Rob Huff. Na disputa, Michelisz caiu para quarto, superado por Yann Ehrlacher e Mikel Azcona. Ao fim da primeira volta, o safety car foi acionado com o acidente de Matias Milla. Entre os pilotos do TCR South America Banco BRB, o líder era o argentino Bernardo Llaver, na sétima posição na classificação geral.

Com a entrada do safety car na primeira volta, outros pilotos abandonaram. O brasileiro Raphael Reis, que largou em último após uma punição, recolheu o carro, assim como o uruguaio Enrique Maglione. Outro que teve de desistir da corrida foi seu compatriota Santiago Urrutía, piloto do TCR World Tour, que venceu uma das duas corridas em El Pinar, na última semana.

Após uma longa intervenção do safety car, de mais de dez minutos, a relargada foi autorizada na sexta volta, a pouco mais de 11 minutos do fim da corrida. Huff manteve a liderança da corrida, com Ehrlacher em segundo e Azcona em terceiro. O argentino Néstor Girolami atacou Norbert Michelisz, ganhou a quarta posição, mas o húngaro deu o troco e recuperou o posto.

Na sétima volta, na briga pela liderança do TCR South America Banco BRB, Fabian Yannantuoni tentou o ataque para cima de Bernardo Llaver e ganhou a sexta posição no geral e a primeira posição do sul-americano, com Juan Angel Rosso na sequência. Na frente, Azcona fez uma bela ultrapassagem sobre Ehrlacher para ganhar o segundo lugar da corrida, que ainda foi superado por Michelisz e Girolami, caindo para a quinta posição.

Azcona colou em Huff na oitava volta e iniciou um ataque em busca da liderança da corrida. Mais rápido, o espanhol iniciou uma forte pressão sobre o rival inglês. Quando Azcona tentava colocar de lado, o safety car foi acionado pela segunda vez a quatro minutos do fim da corrida, desta vez por causa do abandono do argentino Néstor Girolami, que parou seu carro no meio do circuito, em uma posição perigosa.

A relargada foi autorizada para uma caótica última volta. O líder Huff cometeu um erro primário, freou em um trecho molhado e perdeu posições para Azcona e Michelisz. O chinês Qing Hua Ma subiu para quarto, logo à frente de Yannantuoni.

E a corrida terminou com dobradinha da Hyundai, com vitória do espanhol Mikel Azcona, o húngaro Norbert Michelisz em segundo e o inglês Rob Huff em terceiro. Entre os pilotos do TCR South America Banco BRB, domínio argentino da Toyota, com vitória de Fabian Yannantuoni (quinto no geral), com Juan Angel Rosso em segundo (sétimo no geral) e Bernardo Llaver em terceiro (oitavo). Pedro Cardoso foi o melhor brasileiro, em décimo.

O que eles disseram:

“Foi uma corrida muito difícil, com condições muito difíceis, além de estar em uma condição complicada de escolher uma estratégia de pneus. O último safety car nos ajudou a manter os pneus traseiros em boas condições e a pressão sobre o Huff valeu a pena porque ele cometeu aquele erro na curva 8 que me permitiu vencer. Estou muito feliz com minha primeira vitória na Argentina.”
Mikel Azcona

“Ter pneus slick era importante para ter um bom ritmo, sabíamos que a pista ia secar. A realidade é que tive uma boa largada, mas precisei tomar cuidado nas primeiras curvas porque a pista ainda estava muito molhada. Quando entrei em um bom ritmo, consegui entrar no grupo da frente. A vitória que tanto almejava veio, felizmente chegou em nosso país.”
Fabián Yannantuoni

“Precisávamos desse resultado para a equipe. A dobradinha é muito importante. Em Rivera, vimos uma evolução positiva, mas não conseguimos mostrar isso nos resultados. Agora temos que continuar nesse caminho.”
Juan Angel Rosso

“A primeira corrida foi um pouco estranha, eu estava esperando muito mais. Larguei na pole position e terminei em quinto. Não é um bom resultado. É uma pena como alguns pilotos correram, porque eles causaram muitos acidentes. Os safety cars demoraram demais sem necessidade. Amanhã vamos buscar mais.”
Pedro Cardoso

“O circuito e o complexo de La Pedrera são muito bonitos. As condições da corrida foram desafiadoras, com pista seca e molhada, por isso tivemos de usar dois pneus slicks e dois pneus de chuva. A corrida foi de sobrevivência e graças a Deus consegui terminar na frente na Copa Trophy.”
Adalberto Baptista

Escrito por Ferrari Promo

Leave a Reply

Sair da versão mobile