Rodrigo Baptista, no Honda Civic Type R TCR #3 da Squadra Martino foi o mais rápido no primeiro dia de atividades da etapa do TCR South America no inédito circuito de Mercedes, no Uruguai. O brasileiro marcou sua melhor volta em 1:19.103, 141 milésimos à frente do argentino Norberto Fontana, seu companheiro de equipe, no Honda Civic Type R TCR #47. O brasileiro Galid Osman, no CUPRA Leon VZ TCR #28, fechou a lista dos três primeiros colocados nesta sexta.
“Acho que ainda é cedo para tirar conclusões, mas deu para ver que o carro é muito bom. Todos os carros da Squadra Martino estão andando bem e a pista é muito boa, não tem ondulações, bem flat e fico feliz em andar em uma pista bem legal como essa. Para amanhã é continuar trabalhando no carro, não podemos acomodar com o resultado do shakedown.”, disse Digo Baptista.
Um dos líderes do campeonato, o brasileiro Pedro Cardoso, no Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing, foi o quarto colocado, três posições à frente de seu principal rival, o argentino Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR da Paladini Racing, que ficou em sétimo. Terceiro no campeonato, Raphael Reis, no CUPRA Leon VZ TCR #77 preparado pela W2 ProGP, terminou a sexta-feira na nona posição.
“Feliz com o desempenho no shakedown. Gostei muito da pista, muito técnica e faz o piloto trabalhar bastante. O carro está muito bem, encaixamos uma boa volta e estou feliz por isso. Agora é trabalhar no carro, mas pelo início do final de semana eu creio que estaremos bem.”, disse Norberto Fontana.
Entre os uruguaios que participam da etapa no Complexo Esportivo Ciudad de Mercedes, circuito inaugurado em 2009 com 2.930 metros e nove curvas, o melhor foi Juan Manuel Casella, no Honda Civic Type R TCR #3 da Squadra Martino. Ele terminou o dia na sexta posição, 383 milésimos atrás do companheiro Digo Baptista.
“Fui para a pista tranquilo para entender o carro nesta pista. Já conheço o traçado de outras competições que vim com outras categorias, mas não com o Honda Civic. Estou desfrutando, é uma pista que adoro. Estamos indo aos poucos e buscando evoluir durante todo o final de semana.”, disse Juan Manuel Casella.
As atividades na pista do fim de semana seguem neste sábado, quando serão disputados dois treinos livres e uma sessão exclusiva para os pilotos da Copa Trophy na abertura do dia; e a classificação no meio da tarde. O domingo encerra o cronograma com as duas corridas. No campeonato, Pedro Cardoso e Juan Ángel Rosso estão empatados na liderança com 248 pontos, seguidos por Raphael Reis, com 215.
“A pista é muito legal, com um asfalto muito bom e fiquei bem animado com este primeiro treino. Foi bom terminar entre os três, estamos competitivos e agora vamos trabalhar no carro para poder seguir andando na frente amanhã”, disse Galid Osman.