Nesta quarta-feira (7), aconteceu a coletiva de imprensa inaugural do TCR Brasil, que fará a sua estreia em conjunto com a quarta etapa do TCR South America no próximo final de semana em Interlagos. A ideia é que o campeonato nacional tenha etapas próprias e também em conjunto com a irmã sul-americana.
Participaram da coletiva Fernando Julianelli, CEO da Vicar; Maurício Slaviero, promotor do TCR South America e TCR Brasil no Brasil; e Nono Figueiredo, chefe de equipe da Cobra Racing.
No começo da coletiva, foi destacado a importância e o tamanho do TCR no mundo. Sendo um dos maiores campeonatos de automobilismo do planeta, o TCR está presente em 4 continentes, 39 países, compete em 140 circuitos, conta com uma frota de 1180 carros e 16 montadoras diferentes.
Uma das principais novidades da categoria é o TCR World Ranking, que marca a primeira vez de um ranking mundial de pilotos. Nesse ranking será coletado os dados dos últimos dois anos dos pilotos e conforme os campeonatos forem acontecendo, os dados vão sendo atualizados. A pontução varia de acordo com a importância do campeonato que o piloto participa, sendo que um campeonato mundial proporciona mais pontos no ranking do que um campeonato regional e o regional vale mais que o nacional.
“Assim como é feito no Tênis, que tem etapas de Grand Slam, também foi criado o TCR World Tour, onde nove etapas de diferentes campeonatos de TCR no mundo vão valer uma pontuação 50% maior do que o normal. Após o encerramento dos campeonatos, vai acontecer a final do ranking mundial que funcionará como uma copa mundial homologada pela FIA em janeiro de 2024, contando com a participação dos 60 melhores pilotos do ranking e o campeão será considerado campeão mundial de TCR pela FIA”, disse Maurício Slaviero.
Já em relação ao TCR Brasil, a ideia é que tenham etapas individuais e etapas que corram em conjunto com o TCR South America, como será o caso da corrida Endurance de Interlagos. Nas corridas em que as duas categorias correrem juntas, a pontuação funcionará de maneira separada.
Os pilotos que só participam do TCR Brasil, receberão os seus pontos de acordo com a ordem que os pilotos da mesma categoria terminarem a prova, ou seja, as posições dos pilotos do TCR South America serão desconsideradas. O mesmo se aplica no caso inverso.
Somente nos casos em que o piloto faça parte do grid das duas categorias, que a posição obtida ao término da corrida será considerada.
“O número de pontos concedidos para a classificação de cada campeonato é a mesma. Por exemplo, se eu estiver correndo e fiz a inscrição nos dois campeonatos e eu venço a corrida, eu marcarei pontos de primeiro lugar no campeonato brasileiro e no sul-americano. Agora, se eu venço a corrida em conjunto, mas fiz a inscrição somente para o campeonato brasileiro e o segundo lugar só fez inscrição para o campeonato sul-americano, ele vai marcar pontos de primeiro lugar no sul-americano e eu pontos de primeiro lugar no brasileiro”, explicou Maurício.
A etapa de Interlagos começará na sexta-feira, 9 de junho, com o shakedown e track walk.
No sábado, 10 de junho, serão realizadas duas sessões de treinos livres de 30 minutos cada antes da classificação na parte da tarde. Na classificação, os pilotos titulares e convidados vão à pista, com o grid de largada sendo definido pela média de tempo das melhores voltas das duplas.
No domingo, 11 de junho, acontece a corrida de 60 minutos mais uma volta (ou 100 km), onde a dupla de pilotos reveza no comando do carro.
Confira os horários abaixo:
SÁBADO — 10 DE JUNHO
09:10 – Treino Livre 1
11:35 – Treino Livre 2
14:25 – Classificação pilotos convidados
14:50 – Classificação pilotos titulares
DOMINGO – 11 JUNHO
12:00 – Corrida
No sábado, você pode acompanhar a classificação site do TCR TV. No domingo, a corrida terá transmissão ao vivo no canal ESPN4.