Menu
in ,

Urrutia é o melhor pelo FIA TCR World Tour em El Pinar; Fontana lidera no TCR South America

Etapa no Uruguai é a segunda do mundial no continente sul-americano

Santi Urrutia, com o Lynk & Co #112 da Cyan Racing, foi o mais rápido no primeiro dia de atividades da etapa conjunta do Kumho FIA TCR World Tour com o TCR South America Banco BRB Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai. O piloto local foi o único piloto a andar na casa de 1:20s: marcou sua melhor volta em 1:20.924, 0.203s à frente do segundo, o chinês Ma Qing Hua, seu companheiro, com o Lynk & Co #155.

“O shakedown não diz muitas coisas, saímos em condições de pneus diferentes e somente para saber se tudo funcionou bem e assim foi. Amanhã é um dia importante, pode ter chuva e isso interfere. Vamos olhar os dados para entender em que podemos melhorar. Focado em poder fazer um bom quali amanhã, carrego 30 quilos de lastro e vamos trabalhar para seguir andando na frente mesmo lastreado”, disse Santi Urrutia.

O francês Yann Ehrlacher, no Lynk & Co #168, completou a trifeta da Cyan Racing nesta sexta-feira. O espanhol Mikel Azcona, no Hyundai Elantra N TCR #196 da BRC Squadra Corse, foi o quarto e o sueco Thed Björk, no Lynk & Co #111 também da Cyan Racing, fechou a lista dos cinco primeiros colocados nesta sexta-feira em El Pinar.

Pelo TCR South America Banco BRB, o melhor piloto do dia foi o argentino Norberto Fontana, Honda Civic Type R TCR #47 da Squadra Martino Racing, na 11ª posição no geral. O uruguaio Juan Manuel Casella, no Honda Civic Type R TCR #60 da Squadra Martino, foi o segundo melhor, seguido pelo compatriota Enrique Maglione (URU), no Honda Civic Type R TCR #15 também da Squadra Martino.

“Contente com o desempenho e até um pouco surpreso, pois não conhecia a pista e o carro. O carro foi bem e a sensação é a mesma de andar de bicicleta, você nunca esquece! Temos muito para acertar ainda e teremos muito trabalho pela frente. Enfim, surpreso pela posição que estou em poucas voltas no dia”, disse Norberto Fontana.

Líder do campeonato, o brasileiro Raphael Reis, no CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP. foi o 15º mais rápido do dia, logo atrás do compatriota Rafael Suzuki, no Peugeot 308 TCR #8 da PMO Racing. Vice-líder da temporada 2024 do TCR South America Banco BRB, o argentino Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR da Paladini Racing, foi apenas o 22º no geral, em 11º entre os pilotos do sul-americano.

“O shakedown nós usamos para entender o comportamento do carro e se está tudo funcionando bem. Foi um treino bom, tínhamos potencial para mais e vinha em uma volta boa, mas fui atrapalhado. Foi uma sessão para sentir o carro. A máquina parece boa, mas sabemos que teremos uma etapa complicada pelo lastro de sucesso”, disse Raphael Reis.

O Autódromo Victor Borrat Fabini é o principal palco do automobilismo uruguaio. Ele foi ampliado em 500 metros antes da etapa do FIA TCR World Tour em 2023. Por isso, ele passou a ter 3.120 metros e 12 curvas, em um terreno praticamente plano. O circuito foi homologado em grau 4 pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ele também sofreu um recapeamento na curva Gonzalo “Gonchi” Rodríguez.

“A pista estava muito suja, com muita areia e muito vendo. Não tivemos muito tempo para acelerar de fato, antes da bandeira vermelha precisei ajustar os freios. Tive apenas uma volta, acredito que dava para ter uma volta bem mais rápida e o carro funcionando bem. Vamos ver se conseguimos andar mais perto da galera do World Tour”, disse Rafael Suzuki.

Com a presença do Kumho FIA TCR World Tour, são sete marcas na pista: Lynk & Co, Hyundai, Honda, Audi, CUPRA, Toyota e Peugeot. Entre os pilotos, são dez nacionalidades: Hungria, França, Sérvia, Itália, Espanha, Suécia, China, Argentina, Uruguai e Brasil. Será a última jornada do mundial pela América do Sul.

A etapa de El Pinar marca a metade da temporada 2024 do TCR South America Banco BRB. Raphael Reis é o líder do brasileiro, com 179 pontos, um à frente de Juan Ángel Rosso, o segundo colocado. O desafio dos pilotos do sul-americano será ainda maior com o grid de 25 carros para a etapa com o Kumho FIA TCR World Tour.

Neste sábado, serão disputados dois treinos livres e a classificação no meio da tarde. O domingo encerra o cronograma com as duas corridas já habituais do TCR South America Banco BRB com o Kumho FIA TCR World Tour.

Escrito por Ferrari Promo

Leave a Reply

Sair da versão mobile