A temporada 2023 do DTM está cada vez mais perto do fim e tudo indica que teremos uma briga pelo título até a última etapa. Agora, Mirko Bortolotti voltou a vencer na corrida 2 em Sachsenring, neste domingo (10). Assim, o italiano largou na primeira posição e ficou lá até o fim da corrida, garantindo a sua terceira vitória nas últimas cinco provas que participou.
No entanto, as coisas não foram tão fáceis quanto parecem. Desse modo, o piloto da Lamborghini teve um problema no seu carro logo após as paradas obrigatórias nos boxes. Aos poucos, ele começou a perder o seu ritmo, mas mesmo assim ele se manteve em primeiro lugar. Posteriormente, a equipe confirmou que se tratava de um vazamento, sem dar muitos detalhes.
O alemão Luca Stolz ficou com a segunda posição, sendo seguido de perto por Ricardo Feller. Franck Perera e Thomas Preining fecharam o top 5. Isso significa que Bortolotti assume a liderança do campeonato com 173 pontos, enquanto Preining cai para a segunda posição com 163.
Bortolotti lidera desde o início da prova
Mais uma tarde quente marcou a segunda corrida em Sachsenring. A prova, que é conhecida pelas suas poucas ultrapassagens, teve dois incidentes logo no início. Assim, tivemos uma bandeira vermelha e alguns pilotos que se envolveram nos incidentes não conseguiram retornar para a pista.
Pouco tempo depois, a prova recomeçou atrás do carro de segurança com Bortolotti, Stolz e Jack Aitken liderando o pelotão de frente. Como era esperado, poucas ultrapassagens ocorriam e o líder abriu três segundos antes de entrar nos boxes. Com uma parada eficiente e rápida, ele voltou para a prova à frente de seus rivais, que também pararam.
No entanto, Bortolotti teve um problema ao perceber a pressão do óleo caindo. Desse modo, a sua equipe tentou identificar o que estava ocorrendo e pediu para ele dar o seu melhor. Aos poucos, sua vantagem caiu para menos de um segundo. Contudo, o piloto da Lamborghini conseguiu se segurar e voltou a abrir mais de um segundo de diferença, administrando até o fim.
Por outro lado, Stolz até tentou uma aproximação, mas acabou vendo Aitken chegando perto. Contudo, o alemão conseguiu manter a sua posição. Já o anglo-sul-coreano viu sua corrida chegando ao fim quando Feller, da Abt Audi, o atingiu por trás. De modo resumido, o pódio se definiu ali, com Feller seguindo Stolz até o fim.
Como Preining ficou apenas com a quinta posição, Bortolotti volta ao topo da tabela antes do penúltimo fim de semana de corrida na Áustria.