A princípio, Enzo Vidmontiene pode parecer apenas um nome desconhecido do grande público brasileiro de automobilismo. No entanto, trata-se de uma das principais promessas brasileiras no kart norte-americano.
Atual tetracampeão do torneio, Enzo venceu voltou a vencer durante o último final de semana uma bateria na abertura do Sunshine State Karting Challenge 2023. O piloto brasileiro venceu a competição americana, de forma consecutiva, de 2019 a 2022.
Assim, Enzo sempre esteve entre os primeiros da etapa e venceu a pré-final do último domingo no Andersen Racepark, na Flórida.
Para fins de explicação geral, o Sunshine State Karting Challenge possui um formato com warmup, qualifying, pré-final e final. Todas estas sessões são realizadas no mesmo fim de semana, entre sábado e domingo.
“No sábado melhoramos a partir da classificação, quando conseguimos o terceiro lugar. Na pré-final liderei algumas voltas, mas na última curva da volta final acabei indo para o segundo lugar”, disse o jovem brasileiro, que relatou um toque em seu kart durante a final, mas destacou sua recuperação na mesma sessão: “Na final larguei em segundo e tinha até conseguido fugir do pelotão junto com o primeiro colocado, mas depois acabei levando um toque e fui jogado na grama, mas ainda assim consegui finalizar em quinto”, explicou.
Sentimentos mistos para a promessa do kart brasileiro
Com apenas 13 anos, o jovem destaque do kart brasileiro em pistas americanas já vivencia diversas nuances do que verdadeiramente é o automobilismo.
Dessa forma, também durante o último fim de semana, Enzo passou por uma mistura de sentimentos, já que venceu a pré-final, mas terminou na quinta colocação na final, após toque de adversário em seu carro.
“No domingo começamos melhor o dia no warmup com o quarto lugar, novamente fui terceiro no qualy e na pré-final fizemos uma corrida praticamente perfeita. Dessa vez consegui frear melhor na última curva, mantive a liderança e vencemos”, relatou Vidmontiene, que logo tratou de dar seu ponto de vista sobre o toque adversário na corrida final: “O segundo (colocado) acabou tentando a manobra em uma curva que era praticamente impossível e me jogou para fora da pista”, contou.
“Não foi o resultado que estava esperando, mas agora vamos pensar nas próximas corridas que faremos em Utah”, completou Enzo. Dessa forma, o jovem brasileiro demonstra tremenda maturidade, apesar de sua pouca idade, deixando claro seu foco em seu próximo desafio, na SKUSA.