Menu
in

DTM considera mudança importante nas regras em 2024

DTM prepara um pacote de novidades para 2024, incluindo a possibilidade de realizar o treino qualificatório 30 minutos antes das corridas

bortolotti lamborghini dtm

Divulgação / Twitter DTM

A ADAC está considerando uma grande mudança no formato do fim de semana do DTM a partir da próxima temporada com a qualificação ocorrendo imediatamente antes da corrida no campeonato de 2024.

De acordo com o cronograma atual, o grid de largada de cada corrida é decidido em um sprint de 20 minutos às 9h, quando muitos fãs ainda não chegaram à pista. Como parte da mudança proposta, uma qualificação mais curta poderia ocorrer às 13h, seguida imediatamente pela corrida às 13h30 – o horário padrão de partida para todas as corridas.

Isso daria às equipes pouco tempo para planejar suas estratégias para a corrida, o que, em teoria, deveria levar a uma ação mais divertida na pista. Este plano também ajudaria a condensar uma reunião de três dias para apenas dois, já que o treino pode ser transferido de sexta para sábado de manhã. A ProSieben, que transmite o DTM na Alemanha e na Áustria, apoiou a proposta, o que também lhe permitiria exibir a qualificação na TV pela primeira vez.

A ideia também foi bem recebida pelo paddock, com o chefe de equipa a afirmar: “Isso melhoraria significativamente o espetáculo e também seria óptimo para os espectadores”. O DTM também poderia continuar a qualificação ao mesmo tempo, mas encurtando a sessão de 20 minutos para apenas 10, tornando-a mais compacta e emocionante. No entanto, isso pode não agradar a Mercedes, já que o AMG GT3 leva mais tempo para aquecer os pneus do que outros carros do grid.

Outra mudança pode estar chegando no DTM

Outra proposta apresentada para 2024 é a proibição de testes. As equipes do DTM atualmente gastam um número considerável de recursos para realizar testes privados em quase todas as pistas do calendário. A ADAC relutou em proibir totalmente os testes no início do ano, já que o amplo uso de carros GT3 em vários campeonatos torna quase impossível regular qualquer corrida fora dos fins de semana de corrida.

Uma maneira de contornar esse problema, conforme sugerido pelas equipes, seria o DTM se afastar da borracha padrão Pirelli GT3 e adotar pneus Confidenciais. Esses são produzidos por vários fabricantes, incluindo o atual parceiro do DTM, Pirellli, e projetados especificamente para Nurburgring-Nordschleife. Se houvesse mudasse para Pneus Confidenciais, seria mais fácil pegar equipes executando-os ilegalmente em um teste privado.

A maioria dos campeonatos de GT3 em todo o mundo atualmente são executados com pneus GT3 padrão da Pirelli e estão amplamente disponíveis para as equipes.

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Leave a Reply

Sair da versão mobile