A sensação da temporada 2023 do TCR South America Banco BRB retornou com tudo nas etapas em formato de sprint. Líder da temporada e dono de três vitórias em quatro possíveis nas corridas curtas, Ignacio Montenegro foi o nome do treino classificatório na tarde deste sábado.
Foi a segunda pole consecutiva para o o Honda Civic Type-R #23, e a primeira pole do jovem piloto argentino nas corridas de sprint em 2023. Ele registrou em sua melhor passagem, 01:16.862, que deu vantagem de 0.047s para o segundo colocado, seu compatriota Damian Fineschi.
Pedro Cardoso, em seu melhor quali, é o melhor brasileiro na terceira posição com o Hyundai Elantra da Scuderia Chiarelli. Já o melhor uruguaio é Juan Manuel Casella, que parte da sétima posição.
Raphael Reis, que liderou o shakedown ontem e o primeiro treino livre vai partir da sexta posição, uma atrás de seu companheiro de equipe, Galid Osman.
Em um classificatório muito disputado desde a primeira sessão do treino, Rafael Suzuki liderou o Q1 com o Lynk & CO da PMO Motorsport. Mas, vai sair do fundo do pelotão na primeira corrida após trocar o motor do #8 antes da tomada de tempo.
A pole da Copa Trophy foi decidida ainda na primeira parte do classificatório e o uruguaio Enrique Maglione é o melhor colocado no grid, em 15º.
Ao todo, 14 carros estiveram dentro do mesmo segundo na primeira parte do treino classificatório. Avançaram ao Q2: Suzuki, Fineschi, Montenegro, Reis, Rosso, Balbi, Cardoso, Juan Pablo Bessone, Galid, Bernie Llaver, Diego Nunes e Casella.
O jogo seguiu equilibrado na segunda parte da sessão que definiu o grid, com 11 dos 12 carros mais uma vez no mesmo segundo.
Já no fim da atividade, Montenegro cravou sua melhor passagem, seguido por Fineschi no Peugeot 208 TCR #36 e Cardoso no Elantra #43.
Para a corrida 2 são invertidas as 10 posições em relação ao resultado do Q2. Assim a primeira fila será composta por Suzuki e Frederick Balbi.
As corridas do TCR South America Banco BRB em Rivera acontecem neste domingo, com a primeira prova às 09:10 e a segunda bateria de grid invertido às 12:55. As corridas têm transmissão do TCR TV para o mundo todo, e para o Brasil dos canais ESPN.
O que eles disseram:
“Contente com a pole-position. Temos um carro muito competitivo e pudemos ver isto hoje. Amanhã iremos repetir o que fizemos nos treinos em relação ao ritmo de corrida e vamos com tudo amanhã.”
Ignacio Montenegro
Muito contente. A verdade é que o carro funcionou muito bem –e não só o meu, mas todos os Peugeot da equipe. Fizemos um bom trabalho em todas as sessões e é bom estar na frente brigando, com 40 kg ainda mais, o que não é pouco… vamos batalhar amanhã também”
Damián Fineschi
“Muito feliz com o resultado, estávamos sofrendo muito até a etapa de Rivera com o setup do nosso carro, meu melhor quali até então tinha sido um P6. Desde o primeiro treino aqui o carro estava muito bom, trouxemos algumas peças novas e isso surtiu efeito positivo no carro. Todos estão próximos, dois décimos entre os cinco primeiros. Amanhã vou em busca da vitória, estou em uma condição favorável, os pole é lider do campeonato e precisa ser cauteloso e o Damián vai ser uma disputa interessante.”
Pedro Cardoso
“É muito doido esse modelo de quali! Tive que ficar medindo, para terminar em décimo. Claro, é o regulamento do TCR no mundo todo e parte da equalização do campeonato. Mas estou contente pelo quali. Claro que eu preferia ter tido um dia limpo, fazendo os dois treinos livres (que não fiz nenhum) e brigando pela pole. Mas com a troca do motor e tudo, foi importante ter feito a classificação e ver que o carro está bom. E essa pista é muito legal”
Rafael Suzuki
LISTA DE INSCRITOS
W2 Pro GP – CUPRA
#77 Raphael Reis (BRA) B
#28 Galid Osman (BRA) B
Cobra Racing Team – Toyota
#70 Diego Nunes (BRA) B
#10 Adalberto Baptista (BRA)* B
Squadra Martino – Honda
#34 Fabio Casagrande (BRA)* B
#23 Ignacio Montenegro (ARG) B
#15 Enrique Maglione (URU)* B
#60 Juan Manuel Casella (URU) B
PMO Motorsport – Lynk & Co
#8 Rafael Suzuki (BRA) B
#24 Frederick Balbi (URU)
PMO Racing – Peugeot
#7 Juan Pablo Bessone (ARG)
#55 Diego Gutierrez (ARG)*
#37 Guilherme Reischl (BRA)* B
#36 Damián Fineschi (ARG)
TTA – Toyota
#17 Bernardo Llaver (ARG)
#33 Manuel Sapag (ARG)
Scuderia Chiarelli – Hyundai
#43 Pedro Cardoso (BRA) B
Paladini Racing – Toyota/Audi
#1 Fabricio Pezzini (ARG)
#2 Juan Ángel Rosso (ARG) B
#5 Fabián Yannantuoni (ARG) B
Alfa Racing – Alfa Romeo
#90 Michel Bonnin (URU)
* Copa Trophy
B TCR Brasil
SCHEDULE
Domingo, 23 de julho
08:40 – Box Aberto – corrida 1
08:50 – Box fechado – Corrida 1
09:02 – Placa 5 minutos – Corrida 1
09:07 – Volta de apresentação – Corrida 1
09:10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:35 – Box aberto – Corrida 2
12:45 – Box fechado – Corrida 2
12:47 – Placa 5 minutos – Corrida 2
12:52 – Volta de apresentação – Corrida 2
12:55 – Corrida 2 (30 minutos + 1 VOLTA)
HORÁRIOS DE TV
DOMINGO, 23 DE JULHO
Corrida 1:
9:00 a 10:00
(VTV – Uruguai, TyC Sports – Argentina, ESPN 4 – Brasil, TCR TV – Região)
Corrida 2
12:30 A 13:30
(VTV – Uruguai, TyC Sports – Argentina, ESPN 4 – Brasil, TCR TV – Região)