Após uma corrida dominadora, o argentino Ignácio “Nacho” Montenegro venceu a primeira corrida da segunda etapa do TCR Brasil Banco BRB em Rivera, no Uruguai. Com um Honda da Squadra Martino, o argentino largou na pole position e liderou todas as voltas da corrida, sem ser ameaçado pelos rivais. Pedro Cardoso, com um Hyundai da Scuderia Chiarelli, foi o segundo, e Raphael Reis, novo líder do campeonato, completou o pódio com o Cupra TCR da W2 Pro GP.
“É sempre muito complicado quando quebra o motor de outro carro, não dá para ver o óleo. E tive cuidado para cuidar do carro durante toda corrida. Mas ele estava muito bom. A disputa pelo segundo lugar me ajudou a abrir vantagem, pude cuidar do carro e abrir vantagem”, disse Nacho Montenegro.
Pedro Cardoso, segundo colocado na corrida, teve um desempenho conservador, sem se arriscar demais em uma tentativa desastrada de ultrapassagem para chegar ao pódio.
“Estou muito feliz, acho que tinha um carro para vencer. Os carros que estavam na minha frente estavam rápidos, principalmente nas retas, ainda mais em uma pista difícil de ultrapassar. Mas estou feliz com o resultado. Evoluímos muito desde o início do ano”, disse Pedro Cardoso.
A corrida
Rivera amanheceu com temperatura ambiente de 18°C e de 25°C na pista. Na largada, Nacho Montenegro manteve a ponta, seguido por Damian Fineschi, que não participa do TCR Brasil, e Pedro Cardoso. Mais atrás, Galid Osman, que largava na quarta posição, foi tocado por Juan Manuel Casella, conseguiu evitar a rodada, mas caiu para a 11ª posição ao fim da primeira volta. Vice-líder do campeonato, Raphael Reis subiu para o quinto posto.
Galid Osman iniciou uma corrida de recuperação após o toque na primeira volta. Ultrapassou Fabricio Pezzini atual campeão do TCR South America na segunda passagem e subiu para o décimo lugar. Na frente, Pedro Cardoso iniciava uma pressão sobre Damian Fineschi na briga pelo segundo lugar.
Na quarta volta, o motor do Lynk & Co de Rafael Suzuki da PMO Motorsport quebrou, provocando o abandono do brasileiro. Enquanto isso, Galid Osman ganhava a nona posição de Frederick Balbi, mas logo depois o brasileiro acabou derrapando no óleo deixado pelo carro do compatriota, deu uma escapada e caiu novamente para a 14ª posição. Toda essa confusão acabou causando uma longa entrada do carro de segurança na pista de Rivera.
A relargada foi autorizada na 11ª volta. Montenegro manteve a ponta, mas com Fineschi e Cardoso muito próximos. A vantagem de Nacho na liderança era menor do que quatro décimos neste momento. O brasileiro tentou a ultrapassagem sobre Fineschi no fim da 12ª passagem, mas o argentino defendeu muito bem a segunda posição.
Fineschi e Cardoso seguiram em uma bela disputa pela segunda posição nas voltas seguintes, com o brasileiro fazendo uma enorme pressão. Com isso, Nacho Montenegro abriu uma confortável vantagem na liderança, acima de um segundo. E um pelotão de cinco carros se formou atrás do argentino Damian Fineschi, com Bernardo Llaver, Raphael Reis, Juan Manuel Casella e Frederick Balbi.
Com isso, Nacho Montenegro venceu a primeira corrida da segunda etapa do TCR Brasil Banco BRB em Rivera, com Pedro Cardoso em segundo, Raphael Reis em terceiro, Juan Manuel Casella em quarto e Diego Nunes na quinta posição. Na Copa Trophy, vitória de Fabio Casagrande, que chegou no décimo lugar no geral.