Um evento marcou os últimos dias do DTM. O Safety Car, já se sabe, é um meio de segurança que está presente em todas as corridas do automobilismo mundial, e sua estreia na F1 remonta há exatamente meio século. Ela aconteceu no Grande Prémio do Canadá de 1973, na pista de Mosport, alguns anos antes da introdução do circuito atual, o de Montreal.
Mas o protagonista da vez foi o carro de segurança do campeonato alemão DTM, que disputou sua etapa em Nurburgring no último final de semana. O safety car saiu da pista, em uma cena nunca antes vista.
O DTM correu na pista de Nurburgring, o antigo campeonato alemão dedicado aos carros de turismo, que nos dias de hoje é uma série em que os carros GT3 estão envolvidos. Nele, o Safety Car bateu forte na primeira curva.
Após a corrida, um espectador postou o vídeo na internet e pode-se ver como o Cupra Formentor, o safety car oficial, perdeu totalmente o controle na frenagem, por fim batendo em cheio nas barreiras.
Parece, porém, que o carro sofreu um problema com os freios. Aliás, isso é o motivo mais plausível para o fato, considerando que a experiência do piloto, nesses casos, torna um erro praticamente impossível, sobretudo em um ponto como aquele.
Seja como for, o episódio lembra bastante um outro grave acidente, ocorrido na Fórmula 1 na temporada 2005. Naquela ocasião, a vítima foi Kimi Raikkonen, enquanto liderava a corrida. O finlandês sofreu uma falha da suspensão dianteira direita devido a um pneu gasto que havia rompido o amortecedor, de modo que ele foi mandado para fora da pista a 300 km/h. O piloto cedeu assim a vitória a Fernando Alonso, com quem disputava o título mundial.
Assista ao incidente com o Safety Car no DTM