in

Djalma Pivetta leva Iveco Usual Racing ao pódio da Copa Truck em Interlagos

A temporada de 2023 da Copa Truck terminou com o oitavo pódio do ano para a Iveco Usual Racing. O troféu conquistado pela equipe vai para a prateleira de Djalma Pivetta, que subiu ao pódio na bateria derradeira do ano.

Na temporada que a equipe de Laranjal Paulista estreou o novo Iveco S-way, Wellington Cirino e Danilo Dirani completaram as duas baterias da jornada derradeira em Interlagos. Cirino, com problemas de potência no Truck #1 recebeu a bandeirada as duas provas na oitava posição.

Já Dirani, que não se classificou no sábado por compromissos de outra categoria, fez uma espetacular prova de recuperação na corrida 1 para conquistar o sétimo lugar. Na segunda prova foi o sexto.

A equipe irá anunciar o os planos para a temporada de 2023 posteriormente.

As corridas:

Wellington Cirino avançou uma posição no início da prova e vinha em nono, Danilo Dirani que largou do 17º lugar escalou cinco posições e era o 12º colocado. Na Super Truck Djalma Pivetta que havia largado em sexto era o sétimo.

Na sexta volta Dirani superava seu companheiro Wellington Cirino e assumia o nono lugar, Pivetta era o oitavo na Super. A corrida seguia com muitas disputas e Dirani já aparecia na oitava colocação, posição que lhe garantia o primeiro lugar no grid da segunda prova, Cirino era o décimo colocado.

Faltando menos de cinco minutos para o fim o safety truck foi acionado para a retirada de um caminhão no miolo do circuito. Neste momento Cirino havia avançado para sétimo lugar enquanto Dirani era o sétimo.

A relargada aconteceu na 11ª e última volta da corrida, com uma recuperação espetacular Danilo Dirani recebeu a bandeira quadriculada em sétimo, Cirino em oitavo e Djalma Pivetta foi o sexto na Super Truck.

Com a regra do grid invertido entre os oito melhores da primeira prova, Cirino partiu do segundo posto, Dirani em terceiro. Na Super Truck Pivetta era o terceiro colocado no grid da corrida.

Na primeira volta Dirani que chegou a cair para o quarto lugar, mas se recuperou. Enfrentando problemas de equilíbrio Dirani sustentou um bom sexto lugar, Cirino que também enfrentou problemas foi o oitavo.

Na Super Truck Djalma Pivetta fez boa largada e manteve o terceiro posto. Na sequência foi superado por dois concorrentes que posteriormente foram punidos por usar o traçado não oficial. O piloto do Truck #21 recebeu a bandeira quadriculada no quinto lugar e garantiu o pódio da Iveco Usual Racing em Interlagos.

Em breve a equipe Iveco Usual Racing anunciará os planos para a temporada 2024 da categoria.

O que eles disseram:

“Foi uma etapa complicada, o motor quebrou no primeiro treino e tentamos dar um pulo a mais que não deu certo, pegamos um motor reserva que faltou um pouquinho de desempenho, era muito difícil manter o caminhão aqui, com muitas retas e subidas, o motor fala muito. Foi sofrido de largar bem e na frente e manter na sequência. Conseguimos o objetivo do pódio, independente do lugar que tava. Espero que ano que vem a gente venha mais forte e que o desenvolvimento do caminhão siga. Foi o primeiro ano do caminhão novo e da nova formação de pilotos, estamos reestruturando a parte de engenharia e desenvolvimento de motor, crescemos do meio do ano para cá e o aproveitamento foi muito bom para o ano. Em 2024 vamos brigar por mais pódios.”

Djalma Pivetta

“O ano foi de evolução, os problemas ao longo da temporada nos deixaram fora da briga, em Goiânia não consegui andar, uma mangueira que soltou enquanto eu estava em quarto, um chicote do sensor que queimou e parecia queimar o radar sempre. Foi uma serie de problemas que nos tiraram da disputa do título. Contente pela evolução da equipe, os caras são sensacionais. Largando de último aqui depois de andar no sábado em um carro completamente diferente foi mais um desafio. Hoje eu vim para ficar na pista e tentar o resultado, ainda falta um pouquinho para andar na frente, temos um deficit para tirar o caminhão de lugar. Vamos ver como as coisas melhoram para o futuro.”

Danilo Dirani

“O trabalho continua, ainda temos muito trabalho para fazer. Ano que vem, para brigar pelo campeonato precisamos continuar evoluindo o caminhão. Entendemos os comportamentos do caminhão nos diferentes tipos de circuitos e o quanto sofremos aqui. Nosso rumo para a sequência é o trabalho, desenvolver o motor e continuar trabalhando para estar entre os 5 disputando. É um motor novo, todos fizeram seus esforços, inclusive junto com a Iveco, é um motor diferente, moderno e que precisamos desenvolver. Agradecemos a todos que nos apoiaram e ao pessoal da Usual Racing pela temporada.”

Wellington Cirino

Comentários

Loading…

Alex Seid é vice-campeão da NASCAR Brasil Sprint Race na classe PRO com top5 em Interlagos

Max Verstappen Red Bull, Fórmula 1

Verstappen agora quer bater recordes na Fórmula 1: “Minha ideia mudou”