Há pouco tempo, a BMW anunciou que em 2024 irá participar das corridas de resistência do WEC na classe Hypercar. No entanto, os alemães não devem criar uma equipe do zero e usaram a estrutura da belga WRT. Atualmente, Robert Kubica é o piloto do time belga, sendo o principal motivo do piloto polonês ser associado a uma possível transferência para a equipe alemã.
Além disso, Kubica também não esconde que deseja correr com um carro Hypercar em 2024. Inclusive, é natural que o desenvolvimento da categoria diminua a classe LMP2, onde o piloto de 38 anos compete na atualidade. Contudo, isso não significa que veremos o polonês no projeto da BMW e WRT.
“A WRT testará o carro da BMW e eles têm uma agenda de testes bastante ocupada na segunda parte da temporada. A partir de hoje, não faço parte deste programa. Não é como se eu fosse correr pela BMW no ano que vem quando começar o WRT. Pode acontecer, mas nada está confirmado no momento”, salientou o piloto no fim de março.
Por outro lado, segundo o site SportoweFakty, a empresa alemã irá anunciar na segunda o início do programa de testes destinado a familiarização com o carro BMW M Hybrid V8. Portanto, os belgas terão pouco mais de meio ano para conseguir se preparar para a nova máquina e temporada 2024. Por fim, ainda não se sabe se Kubica estará entre os testadores do carro.
“Ainda não anunciamos os nomes dos nossos pilotos para o próximo ano. Faremos isso em um estágio posterior”, comunicou a equipe alemã.
BMW ainda não tem um piloto definido
O início do programa de teste da BMW e WRT surge em uma boa hora para a Alemanha. Assim, no final de semana passado, após a penalidade para a equipe Porsche, a empresa alemã comemorou a sua primeira vitória na série americana de corridas de resistência, o IMSA. Em seis horas de prova, a BMW teve Connor de Philippi e Nick Yelloly como pilotos.
Além dos dois, Philipp Eng e Augusto Farfus são os atuais responsáveis pelo desenvolvimento do BMW M Hybrid V8 na IMSA. Apostar em Kubica também seria algo natural, já que o piloto está acostumado com o motor baseado na máquina do DTM.
Por fim, em 2024, marcas como a Alpine e Lamborghini também deve aparecer em Hypercars no WEC. Atualmente, outras equipes aparecem competindo nos campeonatos, como é o caso da Toyota, Ferrari, Peugeot, Porsche e Cadillac.