in

Peagout projeta grande evolução do Hipercarro do WEC em 2024

Peagout promete revolucionar a sua participação do Mundial de Endurance apresentando grandes modificações no hipercarro do WEC em 2024

Peugeot WEC
Divulgação

A Peagout realizará uma grande evolução do seu vanguardista 9X8 para o próximo ano, com uma série de mudanças que deverão incluir a adição da asa traseira.

O chefe do automobilismo do fabricante francês, Jean-Marc Finot, revelou que a equipe interna Peugeot Sport está empreendendo o que ele descreveu como uma “grande evolução” do Hipercarro 9X8 Le Mans, que fez sua estreia no Campeonato Mundial de Endurance passado.

Em vez de usar os Michelins de 31 cm nos eixos dianteiro e traseiro, a Peugeot passará para pneus dianteiros mais estreitos (29 cm) e pneus traseiros mais largos (34 cm) usados pelos LMHs da Toyota e Ferrari, bem como por todas as máquinas LMDh. No entanto, Finot não revelou se o 9X8 revisado, que explorará as regras do ‘evo joker’ que permitem cinco atualizações de desempenho durante o ciclo de vida de um LMH ou LMDh, operará uma asa traseira convencional.

Porém, a imprensa internacional garante que uma versão atualizada do 9X8 começará a ser testada com asa traseira assim que a Peugeot Sport iniciar seu programa de desenvolvimento de inverno, após a rodada final do WEC de 2023, neste fim de semana no Bahrein. Ele explicou que tanto a distribuição de peso do carro quanto o centro de pressão aerodinâmico serão empurrados para trás para explorar a mudança para pneus traseiros mais largos.

Aspas de Marc Finot, chefe de automobilismo da Peagout

“Tomamos a decisão de projetar o carro novamente. Viremos com uma evolução forte para o próximo ano aproveitar os pneus 29/34. Na Peugeot Sport somos lutadores, por isso tomamos a decisão de fazer uma grande evolução no carro porque queremos estar de volta aos primeiros colocados.”

Temos que aumentar o downforce na parte traseira e diminuir o downforce na frente”, explicou ele. “Há muitas maneiras de fazer isso, então vamos guardar uma surpresa. O cronograma está muito apertado e faremos o nosso melhor”, disse ele. “O cronograma não está totalmente congelado; temos que negociar esse cronograma com a FIA e o Automobile Club de l’Ouest [os legisladores e organizadores do WEC]”.

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Hamilton, GP do Brasil

Hamilton ‘ignora’ vice-campeonato e diz que prefere vitória no GP do Brasil 

Carlos Sainz, piloto da Ferrari

Carlos Sainz indica que Fórmula 1 deveria reavaliar formato das corridas Sprint