in

Peugeot revela modelo revisado do hipercarro 9X8 para Le Mans

Peugeot surpreendeu com a beleza deslumbrante de seu modelo revisado do 9X8 para a disputa do Le Mans com hipercarro

Peugeot

A Peugeot revelou o hipercarro de Le Mans 9X8 fortemente revisado, completo com asa traseira, que levará suas esperanças no Campeonato Mundial de Endurance a partir da rodada de Imola do próximo mês.

As primeiras imagens de um carro conhecido como 9X8 2024 com uma nova pintura revelam uma asa traseira convencional, embora de linha baixa, em um carro que mantém a aparência familiar da versão original, que entrou em competição nas três últimas corridas da temporada de 2022. A adição da asa, que não tinha sido previamente confirmada pela Peugeot, segue a decisão do fabricante francês de abandonar os pneus dianteiros e traseiros de igual largura do carro mk1.

O 9X8 da Peugeot agora usa pneus de 29 cm na frente e 34 cm na traseira, como todos os seus concorrentes na classe Hypercar do WEC, em vez dos 31/31 de antes. A adoção das dimensões revistas dos pneus forçou a Peugeot a realizar uma revisão massiva do conceito do seu LMH.

Os pneus 31/31 permitiram à Peugeot optar por uma distribuição de peso dianteiro/traseiro 50/50, enquanto as liberdades no livro de regras da LMH significavam que ele poderia gerar a maior parte da força descendente do carro a partir do piso. A tendência de peso do carro foi agora deslocada para a traseira e mais força descendente vem das superfícies superiores da carroceria, incluindo a asa traseira.

Aspas de Olivier Jansonnie, diretor técnico Peugeot

“Do ponto de vista do público, parece muito semelhante ao carro anterior, o carro parece o mesmo, apenas um complemento de asa traseira+ Foi um dos desafios, uma das restrições que tínhamos era que queríamos manter a aparência geral do carro. É interessante que você possa alcançar um conceito aerodinâmico substancialmente diferente com superfícies que foram alteradas, mas todas parecendo iguais.”

“Manter a traseira [estrutura de colisão] foi realmente um desafio com a nova asa traseira; obviamente a traseira é bem diferente. Isso foi importante para nós do ponto de vista do cronograma.”

Avatar

Escrito por Fabricio Carvalho

Comentários

Loading…

Os possíveis destinos de Carlos Sainz após a saída da Ferrari

F1 hoje: Sainz temeu não participar do GP da Austrália

Carlos Sainz, piloto da Ferrari

Horner aponta Carlos Sainz, da Ferrari, como grande inimigo da Red Bull