in

Recordista de Le Mans morre aos 78 anos de idade

Em 1988, o piloto francês conseguiu atingir 407 km/h com o protótipo WM Peugeot nas 24 Horas de Le Mans.

Dorchy em Le Mans
Divulgação/ Facebook 24 Horas de Le Mans

Roger Dorchy, o homem mais rápido de Le Mans, faleceu aos 78 anos de idade após uma longa batalha contra a doença de Parkinson. O piloto francês esteve presente nas provas das 24 Horas de Le Mans durante grande parte dos anos 70 e 80.

Apesar de ter participado 13 vezes da popular corrida, ele só finalizou ela em três oportunidades. No entanto, o seu lugar na história foi selado quando ele atingiu mais de 400 km/h na reta Mulsanne dirigindo um carro WM do Grupo C com motor Peugeot durante a prova de 1988. Os 405 km/h atingidos por Dorchy continuam, até hoje, associados ao recorde de velocidade máxima da pista de La Sarthe.

Nascido em Ferté-Saint Samson, região do norte da França, Dorchy começou a correr em Le Mans na classe GT com um Porshe em 1974. Contudo, as suas dez últimas participações ocorreram ao serviço da pequena equipe WM de Gerard Welter. Além disso, vale lembrar que o piloto alcançou um pódio em 1986 na classe C2.

A façanha de velocidade do francês se torna maior ainda quando levamos em consideração que ele nunca foi um piloto profissional. Desse modo, ele dirigia uma garagem em Beauvais, ao norte de Paris, e ele somente participava da corrida de Le Mans.

Recorde de Dorchy em Le Mans deve se manter por muitos anos

Como já dito, o lugar de Roger Dorchy na história ficou marcado pelo seu recorde de velocidade na reta Mulsanne durante a prova de 1988. Contudo, o que muitos não sabem é que esse recorde deve se manter para sempre.

Dois anos após o francês atingir o incrível número, ocorreu uma construção de duas “chicanes” no trecho de Le Mans. Assim, o trecho de via pública, agora conhecido como Ligne Droite des Hunaudieres, ficou dividido em três. Desse modo, os 405 km/h de Dorchy dificilmente ficarão para trás no futuro.

Por fim, vale lembrar que o recorde oficial do francês é de 405 km/h, mas ele atingiu um número mais rápido. Assim, naquela mesma oportunidade, houve o registro dele chegou a marcar 407 km/h. Contudo, a WM e o Automobile Club de l’Ouest, organizador da prova, decidiram fixar o novo recorde em 405 km/h. O principal motivo era o fato da equipe estar envolvida com atividades de P&D e composta principalmente por funcionários da Peugeot que trabalharam no projeto em seu tempo livre. Além disso, 1988 foi o ano do lançamento do novo sedan 405 de quatro portas da fabricante francesa.

Comentários

Loading…

Martin Truex Jr deixa vitória escapar em Michigan pela Nascar: “Carro inacreditável”

Nascar e Fórmula Indy podem compartilhar corrida em GP de rua; entenda