in

Toyota domina último treino nas 6 Horas de Fuji

Toyota garantiu a melhor posição com um tempo dominante no último treino das 6 Horas de Fuji, no Japão, em mais um endurance WEC

Toyota 6 Horas de Fuji WEC
Divulgação

Kobayashi assumiu o primeiro lugar com um melhor tempo de 1m27,794s na metade da sessão de qualificação de 15 minutos do Hypercar na tarde de sábado (9), marcando um ponto bônus crucial para ele e seus companheiros de equipe Jose Maria Lopez e Mike Conway. Brendon Hartley estava 0,624 segundos atrás de Kobayashi no Toyota #8, à frente dos dois Porsche 963 de fábrica da Penske.

Kevin Estre liderou brevemente os tempos ao volante do Porsche #6 antes de ambos os Toyotas estabelecerem os tempos mais rápidos de uma sessão que ocorreu em uma pista praticamente seca, mas com algumas manchas de umidade da chuva anterior. O esforço do piloto francês de 1m28,687s ainda foi suficiente para garantir o terceiro lugar, à frente do companheiro de equipe Frederic Makowiecki no carro irmão #5.

O próximo da classificação o Cadillac V-Series.R pilotado por Alex Lynn, que foi o último piloto a ficar a um segundo do ritmo de Kobayashi. Enquanto a Toyota foi dominante, aa Ferrari sofreu com sessão de qualificação complicada, já que sua dupla de 499Ps só conseguiu o sexto e sétimo lugares, marcando a primeira vez nesta temporada que ela não colocou um de seus carros entre os três primeiros.

James Calado estabeleceu o melhor tempo da marca italiana com 1m28,991s, quase 1,2s atrás do ritmo, no carro #51, enquanto Nicklas Nielsen foi ligeiramente mais lento no Ferrari #50. Em seguida veio o Porsche cliente da JOTA, Antonio Felix da Costa, em oitavo, seguido pelo exemplo Proton de Gianmaria Bruni e os dois Peugeot 9X8, que lutaram muito pelo ritmo em 10º e 11º lugares com Mikkel Jensen e Loic Duval ao volante.

Além da Toyota: resultados de outras categorias

  • LMP2

Enquanto isso, a United Autosports liderou a qualificação LMP2, cortesia de Philip Hanson, que conquistou a primeira pole do ano do #22 ORECA 07 e a terceira no total para a equipe. Hanson registou o melhor tempo de 1m32,182s no carro que partilha com Filipe Albuquerque e Frederick Lubin, que ficou apenas 0,091s à frente do rival mais próximo, Louis Deletraz, no #41 WRT ORECA.

Oliver Jarvis garantiu que ambos os carros da United começarão entre os três primeiros, à frente da máquina JOTA de Pietro Fittipaldi e do carro vencedor da classe Inter Europol Competition de Le Mans, de Albert Costa. Gabriel Aubry, da Vector Sport, sofreu um travamento terrível na Curva 1 logo após estabelecer seu tempo mais rápido, que no final foi suficiente apenas para o sexto lugar.

  • GTE Am

Na GTE Am, Ben Keating entregou à Corvette Racing, que já conquistou o título deste ano, a terceira pole da temporada. Keating, que divide o Corvette C8.R solo com Nicky Catsburg e Nico Varrone, superou sua rival habitual Sarah Bovy no Iron Dames Porsche por apenas 0,035s no que ainda era uma pista úmida.

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Christian Horner e Max Verstappen

Christian Horner responde declarações da Mercedes sobre Max Verstappen: “Não afetam”

FIA - Fórmula 1

FIA atende ‘pedido’ de pilotos e projeta mudança na Fórmula 1